Bugio-ruivo




Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe:
Mammalia
Ordem: Primates
Família: Cebidae
Género:
Alouatta
Espécie:
A. fusca
Nome científico: Alouatta fusca


Descrição
Bugio, Guariba, Macaco ruivo, Gritador barbado, estes são apenas alguns nomes pelo qual o gênero Alouatta é chamado, dependendo da região onde é encontrado, o mais conhecido é Bugio, animal de corpo maciço, pesando cerca de 7 Kg, de cabeça e corpo atinge entre 440 a 570 mm, possui cauda preênsil de 510 a 610 mm, a face é desnuda e exibe uma barba vasta, por esta característica é conhecido como macaco barbado. Este gênero possui 8 espécies que se distribuem desde o México até a Argentina.Vivem cerca de 20 anos.

A espécie que ocorre na mata atlântica, da Bahia ao Rio Grande do Sul é a Alouatta fusca, onde os machos possuem uma coloração marrom-avermelhada na parte superior, nas costas um marrom dourado e a barba pode ser vermelha ou negra, as fêmeas normalmente são mais pálidas de marrom escuro ao amarelo claro.

Uma das características mais marcantes é a vocalização, produzida pelo osso hióide, (osso ou complexo de ossos situado na base da língua que suporta esta com seu músculo) que se transforma em caixa de ressonância por onde emite um som muito alto que pode ser ouvido por até 5 km de distância, porém é ocultado pela barba.

Alimentação
Alimentam-se de folhas (60%) e frutos.


Reprodução

O período de gestação varia entre 185 a 195 dias com o nascimento de apenas um filhote, que pesa 130 grs. ao nascer.

A fêmea carrega o filhote até o desmame, que ocorre por volta de 20 meses, depois deste período o filhote começa a acompanhar o grupo em suas viagens à procura de alimento.

Ameaças
Algumas destas espécies estão ameaçadas de extinção, devido a devastação do meio ambiente, principalmente da mata atlântica, e pela caça, pois em algumas regiões, há crenças de que o uso de seu osso hióde como recipiente pode curar algumas enfermidades.

Distribuição Geográfica e Habitat
Vivem em florestas úmidas de 10 a 20 m de altura, podendo também ser encontrados no cerrado e na caatinga. Ocorre no Brasil, nos estados de RS, SC, PR, ES, RJ, MG e BA, ameaçada de extinção: estados MG e BA.

São animais diurnos, e chegam a formar grupos de até 15 indivíduos.

0 comentários: