Formiga-carnivora-gigante


Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Hymenoptera
Família: Formicidae
Subfamília: Ponerinae
Tribo: Ponerini
Género: Dinoponera
Nome científico: Dinoponera gigantea

Outros nomes Populares: Falsa-tocandira

Origem
Esta formiga é originária do Maranhão, no Brasil, não se conhecendo outras origens, nem se tendo verificado nenhuma migração ou invasão de outros territórios.
A Dinoponera gigantea é a maior formiga do mundo, pelo menos, é a maior registada até ao momento. Ao contrário de outras formigas, esta é venenosa e usa o seu veneno para imobilizar e matar pequenos insectos rastejantes, pequenos répteis e até ratos.

Vida nas colónias

Nas colónias desta espécie, não existe uma rainha que já o é quando nasce, a ordem hierárquica é definida depois de uma luta entre algumas das obreiras, tornando-se a vencedora, automaticamente, rainha.Para além de atacar as suas vítimas com o propósito de as comer, esta espécie só ataca com o seu ferrão venenoso quando se sente ameaçada.

Esporadicamente, uma ferradela deste animal pode provocar a morte aos humanos, mas para isto acontecer, a vítima tem, necessariamente, de ser alérgica ao veneno desta espécie.
Este, só por si, não é suficiente para matar uma ratazana, muito menos um humano. Felizmente, para a grande maioria das pessoas a sua mordida é perfeitamente inócua. Esta espécie vive em buracos escavados no chão, a uma profundidade que varia entre os 2 e os 2,5 m.

A Formiga Carnívora Gigante pode atingir os 3 cm e viver cerca de um ano.

1 comentários:

João Eudes disse...

Tenho certeza q essa mesma especie é encontrada na região da Chapada do Araripe no Sul do Ceara já na divisa com Pernambuco. Sempre vi elas por essa região.