Gato Maracajá




Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe:
Mammalia
Ordem: Carnívora
Família: Felidae
Género:
Leopardus
Espécie:
L. wiedii
Nome científico: Leopardus wiedii
Nome em inglês: Margay


Pertence a Classe Mammalia, ordem Carnivora, família Felidae, sub-família Felinae, espécie Leopardus wiedii. É um gato selvagem da fauna brasileira, considerado de pequeno porte, com medidas que variam de 42 a 62 cm de cabeça e corpo, de 30 a 48 cm de altura, peso variando de dois a cinco kg e cauda medindo de 33 a 51 cm.

Sua coloração também varia do amarelo ao marrom, ou castanho, tendo as rosetas largas, completas e espaçadas. Seus olhos grandes e a cauda longa são diferenças fundamentais para sua identificação. Atualmente ocorre desde as planícies costeiras do México ao norte do Uruguai e Argentina e em todo território brasileiro, menos caatinga e Rio Grande do Sul. Algumas referências mais antigas relatam sua presença também na florestas subtropicais no sul dos Estados Unidos. A fêmea entra em cio por volta de 6 a 10 meses, têm ciclo estral de 32 a 36 dias, com 4 a 10 dias de estro.

Geralmente nasce apenas um filhote, raramente ocorrem gêmeos. O período de gestação é de aproximadamente 83 dias, tem hábito solitário e noturno, adaptando-se muito bem à vida arbórea. Alimenta-se de pequenos mamíferos, aves, répteis e alguns insetos.

É classificado como vulnerável na lista de animais ameaçados. Em cativeiro pode viver 21 anos.

2 comentários:

CS Empreendimentos Digitais disse...

nossa, seu blog é muito interessante, adorei!
posso te adicionar como parceiro?

abçs
cintia / preservblog

Carlos Nascimento disse...

Olá!
Gostaei também demais de conhecer este Zoo Virtual.
Vou colocar um link para acompanhar melhor.
Parabéns.
Carlos Nascimento
Natureza e Paz