Onça Preta






Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Felidae
Género: Panthera
Espécie: P. onca
Nome científico: Panthera onca



A
onça-preta, também conhecida por Jaguar-preto, é uma variação melânica da onça-pintada ou Jaguar, ou seja, a onça-preta e a onça-pintada são da mesma espécie (Panthera onca), mas a onça-preta possui mais melanina, que dá tonalidade escura ao seu pêlo.

Chega a atingir 3 metros da ponta da cauda à ponta do focinho, e a pesar mais de 140 kg, sendo que o macho, como o de costume nos mamíferos, é um pouco maior que a fêmea. Possui na sua pelagem rosetas negras (no caso da onça-preta menos perceptíveis) e pintas dentro destas. Estas rosetas são exclusivas para cada indivíduo, sendo assim, equivalentes às nossas digitais.

É excelente caçadora, o maior felino das Américas, e apresenta muita força no maxilar, podendo assim, capturar presas de grande e médio porte, como veados, antas, capivaras e porco-selvagem. Pode também ser uma oportunista, já foram vistos casos de onças capturando jacarés em terra firme, o que não é tão comum.

É também um animal solitário e de hábito noturno. Dificilmente pode-se encontrar onças acompanhadas, salvo no caso da cópula, quando o macho "persegue" a fêmea até que complete o seu objetivo de realizar o cruzamento.

A gestação dura cerca de 3 meses e dá origem a cada ninhada de 1 a 3 filhotes, que nascem cegos e inteiramente dependentes da progenitora.

Distribuição geográfica



0 comentários: