Papagaio-Cinzento-do-Gana



Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Psitaciformes
Família: Psittacidae
Género: Psittacus
Espécie: P. erithacus
Sub-espécie: Psittacus erithacus princeps
Nome científico: Psittacus erithacus princeps



Origem
Este animal tem origem nas florestas tropicais da costa do golfo da Guiné, podendo ainda ser encontrado nas ilhas de São Tomé e Principe.
O Papagaio Cinzento do Gana é mais pequeno que o primo do Congo e maior que o Cinzento de Timneh, sendo a sua envergadura cerca dos 30/35 cm, e a sua coloração é um pouco mais escura. É também, das três espécies, a menos divulgada .

Como animal de companhia

Tirando estes pormenores é, em tudo, semelhante ao Cinzento do Congo. Simpático, afável, inteligente e muito «conversador», é capaz de repetir uma enorme quantidade de palavras e sons, sendo frequente imitarem o toque de telefones, sirenes de bombeiros, sinos de igreja e despertadores de relógio.
Tirando os sons que gosta de imitar, é um animal que não é ruidoso nem muito destruidor, apesar de ter um bico com uma força inacreditável, sendo capaz de cortar um dedo humano. O senão destes animais é que, muitas vezes, não adoptam o dono que os escolheu, adoptam um elemento da família que pode ser alguém que, de início, nem mostrou grande interesse por ele. Outro ponto menos bom é entrarem em stress com muita facilidade, quando se sentem marginalizados ou abandonados, e aí tornam-se um problema sério, já que não permitem que ninguém se aproxime, fazendo muito ruído e abrindo as asas para afastar as pessoas.

Esperança de vida

Quando pensar em adquirir uma destas aves, tenha em atenção que poderá vir a fazer parte da herança que vai deixar aos filhos e netos. Um papagaio desta espécie pode durar umas dezenas de anos, não existem dados muito concretos, mas julga-se que podem ir até aos 50/55 anos.


Alimentação

A alimentação é relativamente fácil de encontrar em casas da especialidade, a peso, ou nas grandes superfícies, em caixas. Em qualquer dos casos, essa alimentação já traz misturados os alimentos e vitaminas necessários. Como suplemento alimentar, pode dar legumes frescos, depois de bem lavados em água corrente.


Cuidados especiais

Nunca se esqueça de borrifar a ave com água à temperatura ambiente nos dias de muito calor.
Evite ainda colocar a gaiola em locais onde o sol incida com muita intensidade.

1 comentários:

CS Empreendimentos Digitais disse...

Que lindo! Ele parece uma pintura!