Tubarão tigre



Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Chondrichthyes
Subclasse: Elasmobranchii
Superordem: Selachimorpha
Ordem:
Carcharhiniformes
Família:
Carcharhinidae
Género: Galeocerdo
Espécie: G. cuvier
Nome científico: Galeocerdo cuvier

O tubarão-tigre (Galeocerdo cuvier) é um tubarão da família dos carcharhinidae de águas tropicais e subtropicais, encontrado em diferentes ambientes e comum no Nordeste do Brasil. Chega a medir até 6 m de comprimento, possuindo corpo robusto, cabeça larga e achatada, focinho curto e arredondado, nadadeira caudal pontuda, dorso variando de cinza escuro a cinza-amarronzado com manchas escuras verticais.

Seus dentes possuem a forma triangular de um abridor de latas, o que o permite cortar ossos, carne e até cascos de tartaruga com maior facilidade. É agressivo, porém muitos dos casos de ataques relacionados ao tubarão-tigre são ataques de outros tubarões, em especial o cabeça chata (bullshark), é um tubarão que possui uma grande curiosidade com mergulhadores, quase não os atacando. Sua pesca comercial é realizada com espinhel e rede pesada. O seu nome provém das riscas pretas que apresenta ao longo das costas, que vão desaparecendo à medida que o tubarão envelhece.

O tubarão-tigre é um predador perigoso, conhecido por se alimentar de um reportório notável de coisas. A sua dieta inclui normalmente peixe, focas, tubarões menores, lulas e até tartarugas. Já foram encontradas botas, latas de conserva e pedaços de pneus no seu trato digestivo.

O tubarão-tigre encontra-se em terceiro lugar, ultrapassado pelo tubarão-branco(segundo) e pelo cabeça-chata(primeiro), no que toca ao número de fatalidades humanas, e é considerado, junto com o tubarão-branco, o tubarão-cabeça-chata e com o tubarão-de-galha-branca-oceânico, um dos mais perigosos para o ser humano.

Também é conhecido pelos nomes de cação-jaguara, cação-tintureiro, jaguara, tigre, tubarão-jaguara ou tubarão-tintureira.


0 comentários: