Pangolim






Reino: Animalia
Filo:
Chordata
Classe:
Mammalia
Ordem: Pholidota
Família:
Manidae
Género:
Manis
Espécie: M. javanica
Nome científico: Manis javanica

O pangolim é um mamífero que vive em zonas tropicais da Ásia e da África. Há sete espécies diferentes, as únicas representantes da família Manidae e ordem Pholidota. A ordem é muito antiga, com representantes fósseis datando do Eoceno na Europa (Eomanis, do Eoceno Médio alemão, em Messel), América do Norte (Patriomanis) e Ásia (Cryptomanis gobiensis, do Eoceno superior da Mongólia). A relação dos Folídotos com outras ordens de mamíferos ainda motivo de muito controvérsias, mas estudos recentes incluíram-na num táxon chamado de Pegasoferae, junto com os Carnívoros, os Quirópteros e os Perissodátilos.

Este animal tem o corpo coberto de escamas. Adota uma forma enrolada, semelhante à do ouriço-cacheiro, quando ameaçado.

Não possui dentes e alimenta-se sobretudo de formigas que captura dentro dos formigueiros com a sua longa língua viscosa, estando filogeneticamente mais próximo dos carnívoros que os papa-formigas sul-americanos. Trata-se de um caso de evolução convergente, em que espécies de grupos distintos evoluíram para morfologias semelhantes.

É caçado e utilizado como especialidade gastronómica pelas populações das zonas onde habita. As suas escamas são traficadas para serem utilizadas como afrodisíaco. Por isso corre serio risco de extição.

1 comentários:

CS Empreendimentos Digitais disse...

Que bonitinho! Dá vontade de passar a mão, essas escamas devem ter a textura de um casco de tartaruga.

Tem selinhos pra vc lá no jeu blog, depois passa lá para pegar!
Abçs
Cintia
http://preservblog.blogspot.com/