Vespa mandarinia




Reino: Animalia
Filo:
Artropoda
Classe:
Insecta
Ordem:
Himenóptera
Família:
Vespidae
Género:
Vespa
Espécie: V. mandarinia
Nome científico: Vespa mandarinia


Ao longo de sua evolução, as vespas gigantes conseguiram se converter em um dos mais temidos depredadores de outros insetos graças ao seu grande desenvolvimento corporal, às suas poderosas mandíbulas, à sua extraordinária resistência e à sua força física. As vespas gigantes necessitam que o seu habitat lhes propor­cione uma quantidade ade­quada de presas, um abastecimento de água suficiente e os materiais para construir seus ninhos chamativos e complexos, os vespeiros.
Tais requisi­tos fazem com que sejam as zonas tro­picais e subtropicais do planeta os lu­gares em que se concentra o maior número de espécies de vespões, já que é nesses bosques relativamente úmidos onde se dão as condições idóneas para a sua sobrevivência. As vespas gigantes são insetos sociais, que vivem em um mesmo ninho ou vespeiro e repartem as tarefas em fun­ção da casta ou grupo ao que pertence cada indivíduo.
A rainha, que é a úni­ca fêmea reprodutora da colónia, tem uma só missão, pôr os ovos dos quais sairão as larvas que vão manter a po­pulação da colónia num nível sus­tentável. O tamanho da rainha é superior ao das operárias, pode alcançar 6,5 cm de comprimen
to.
As fêmeas não reprodutoras rece­bem o nome de operárias, e são as en­carregadas de coletar as presas necessá­rias para assegurar o crescimento adequado das larvas. Este grupo é o mais numeroso da colónia, já que o nascimento de novas rainhas e ooerárias é um processo controlado de maneira restrita dentro do vespeiro.

Por último se efleontram os machos ou zangões. Estes são os únicos que nascem de ovos que não foram fecundados, e sua única missão é a de fertilizar as rai­nhas para assegurar a manutenção da colónia. As operárias passam boa par­te do dia viajando do ninho até os lu­gares onde se encontra seu alimento, que costumam ser outros insetos, es­pecialmente abelhas e outros himenópteros, ou até as áreas nas que se lo­caliza o material mais adequado para a construção do ninho.

De volta á colônia, as opperárias caçadoras nutrem as larvas com uma papa elaborada a base de insetos bem triturados e misturados com saliva, enquanto as que partiram em busca de material de construção se dedicam a reparar e ampliar o vespeiro mediante a adição da papa de celulose que as vespas elaboraram depois de mastigar minuciosamente a madeira.


Distribuição geografica

Desde a Rússia, China, Japão ate o Sri Lanka e India.

0 comentários: