Raposa Voadora



Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem:
Chiroptera
Família: Pteropidae
Género: Pteropus
Espécie: P. vampyrus
Nome científico: Pteropus vampyrus

Descrição
As raposas-voadoras pertencem à subordem dos megaquirópteros, que inclui todos os grandes morcegos. Todos esses morcegos comem frutos e algumas espécies também se alimentam de néctar.
Durante a noite, eles saem à procura de frutos, de cujo suco se alimentam.
Ao contrário dos morcegos comedores de insetos, as raposas-voadoras tem olhos grandes e não usam ondas ultra-sônicas para se orientar.
Se não houver luz alguma, elas encontram os frutos que comem graças ao seu olfato super apurado.
A raposa voadora, como outros morcegos, têm dedos muito longos, recobertos por uma fina membrana que servem como asas. Também tem um otimo faro e visão (ao contrário do mito que todos os morcegos são cegos).

Hábitos Familiares
As raposas voadoras tendem a viver em grandes colônias, onde dentro destes vivem, normalmente, um macho e oito fêmeas aproximadamente.

Habitos
A raposa voadora possuem habitos noturnos, e se penduram pelos pés durante o dia enquanto dormeme e ao contrario de outros morcegos esses dormem em galhas de arvores e não em cavernas.

Dieta
Comem frutas e néctar das flores . Estes morcegos normalmente chupam as flores e frutas, engolem o néctar e o suco e depois cospem a polpa restante.

Hábitat
Áreas de floresta densas.

Predadores
Humanos às vezes comem morcegos.

Ameaças
Destruição de hábitat é uma ameaça grande à sobrevivência de muitos tipos de morcegos frutiferos. Tempestades e a caça também contribuem à diminuição de algumas espécies.

Vida em Grupo
Na época do frio, a raposa-voadora se enrola em sua membrana em vez de ficar com seus parentes, os morcegos pequenos da Europa e Américas. Ela cobre a cabeça, o focinho e até um dos pés, enquanto se pendura pelo outro. Se a temperatura sobe a mais de 35ºC, ela usa uma de suas asas como um leque. Pode até umedecer seu corpo com a própria saliva para se refrescar com a evaporação.
As raposas-voadoras da África reúnem-se em bandos de milhares de indivíduos para dormir durante o dia. Procuram abrigo até mesmo nas cidades, aparentemente sem ligar para o barulho.

Distribuição Geográfica

Espalham-se por todas as regiões tropicais, com exceção das Américas. A raposa-voadora da Malásia é a maior de todas.

Importancia Ecológica
O maior dos morcegos é um do mais importante para os humanos. Muitas das frutas e legumes que nós desfrutamos em nossa mesa não existiriam sem estes morcegos. Eles dispersam as sementes e polinizam as flores de muitas plantas.

Algumas das frutas que dependem de morcegos para polinização ou dispersão de semente incluem: Bananas; Pêssegos; Abacates; Mangas; Goiabas; Cajueiros; Figueiras.

0 comentários: