Reino:Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Perissodactyla
Família: Equidae
Gênero: Equus
Espécie: Equus quagga
Subespécie: Equus quagga quagga
O quagga era uma subespécie da zebra de planície (Equus quagga burchelli) que vivia em manadas, na África do Sul. Pesava aproximadamente 350 kg, com mais ou menos 1,30 metros de altura.
Possuía comportamento dócil, e diferia-se do Equus quagga burchelli pela ausência de listras na região traseira, barriga e patas, apresentando nestes locais coloração que variava entre o branco e o marrom.
Foi extinto da natureza no século dezenove, na década de setenta. A grande procura pela sua carne e pele pelos colonos Boer, resultando na sua caça indiscriminada; e um plano de extermínio de animais selvagens, a fim de garantir espaço e alimento para bovinos, foram os fatores cruciais para seu fim.
Em 1883, morreu, no zoológico de Amsterdam, o último exemplar vivo de quagga: uma fêmea, mantida ali desde 1867. Este evento desencadeou o fim de uma linhagem que surgiu entre 120 e 290 mil anos atrás.
Graças a amostras completas de DNA extraídas no passado, cientistas de um projeto denominado “Quagga project” conseguiram, por meio de cruzamentos entre zebras de poucas listras, criar animais muito semelhante aos quaggas originais, introduzindo-os no mesmo habitat destes.
0 comentários:
Postar um comentário