Lince Ibérico



Reino: Animalia
Filo:
Chordata
Classe:
Mammalia
Ordem:
Carnivora
Família:
Felidae
Gênero:
Lynx
Espécie:
L.
pardina
Nome científico:
Lynx pardina


Descrição

Alimenta-se principalmente das várias espécies de lebre, mas também caça pequenos veados, aves, outros pequenos mamíferos e até peixe.
Seu corpo possui de 0,85 a 1,1 m de comprimento, mais a cauda de cerca de 13 cm.
Pesa de 15 a 25 Kg.
Muitos pesquisadores classificam o
lince ibérico como uma subespécie do lince-europeu (Lynx lynx). Entretanto, o lince ibérico é bem menor que seu "primo" do Norte (quase a metade do tamanho), sua pelagem é mais clara e as pintas mais fortes. Assim como os outros membros do gênero Lynx, o lince pardo possui as golas de pelo nos lados da face, tufos negros nas orelhas, uma cauda curta e com a ponta negra e patas largas.

É um animal noturno, mas durante os meses de inverno ele prolonga suas atividades durante o dia.

Caçado devido à sua pele e por ser acusado de atacar animais domésticos, o lince ibérico é extremamente raro e está seriamente ameaçado de extinção. Hoje as principais ameaças são a destruição de seu habitat, o declínio da população de lebres (sua principal fonte de alimento), morte em armadilhas para outros animais e atropelamento. Estima-se que existam apenas 1200 animais, dos quais apenas entre 300 e 350 são fêmeas em idade de procriação. Está classificado como "Criticamente Ameaçado" no IUCN.

É um animal solitário e territorial, marca os limites de seu domínio com excrementos e urina. Juntam-se em pares apenas na época de acasalamento.

A média de vida do lince ibérico é 14 anos.

Reprodução

O
lince ibérico procria apenas uma vez ao ano. O acasalamento ocorre em Janeiro. O macho não participa da criação dos filhotes, que são amamentados até os 5 meses. Tornam-se independentes entre os 7 e 10 meses de vida, mas permanecem no território da mãe até os 20 meses. Embora atinjam a maturidade sexual com um ano de idade, não procriam até os 3 anos de idade, visto que a fêmea só acasala após estabelecer seu território.
Gestação dura em torno de 65 dias e nascem de 1 a 5 filhotes.


Distribução Geográfica

É encontrado apenas no Parque Nacional de Cota Donana no Sul da Espanha e em alguns locais isolados de Portugal.
Vive tipicamente em áreas montanhosas, com exceção da região de Donana, que está ao nível do mar. Nestes locais, habita florestas e pastagens.




0 comentários: