Urso marrom dos Pireneus




Reino: Animalia
Filo:
Chordata
Classe:
Mammalia
Ordem:
Carnivora
Família:
Ursidae
Gênero:
Ursus
Espécie:
U.
arctos
SubEspécie:
U. arctos arctos
Nome científico: Ursus arctos arctos


Descrição

O Urso marrom dos Pireneus está ameaçado de extinção por causa do desmatamento, caça e avanços urbanos, porém, na atualidade, as ameaças são apenas caças, incêndios e atropelamentos, pois o desmatamento e avanço urbano não são atividades ainda muito praticadas já que a Europa é um continente desenvolvido.
Antigamente, habitava a maior parte da Europa, mas foi muito caçado e capturado para serem utilizados no Coliseu romano e em circos. Sua preservação varia muito de região para região, pois as populações estão muito fragmentadas.
No centro da Europa, estão vulneráveis à extinção. Já nos Pireneus e nos Alpes, estão em perigo crítico de extinção. Hoje, é encontrado apenas nos Alpes, nos Pireneus, no Norte da Europa (Finlândia, Rússia, Suécia), nos Balcãs (uma pequena cordilheira situada em alguns países balcânicos como Grécia, Bulgária, Romênia e Eslovênia), e alguns poucos nos Montes Cárpatos. Além da caça, outra atividade que já contribui para diminuir a população selvagem de ursos na Europa foi sua utilização em espetáculos de circos e encenações pelas ruas. Após serem capturados enquanto filhotes, os ursos aprendiam, por exemplo, a andar de pé, segurar bengalas e acenar com a pata.
Nos Pirineus, localizados entre França e Espanha, existem aproximadamente 100 exemplares (20 na França e 80 na Espanha). O governo francês vem tentando evitar o desaparecimento desses animais nos Pirineus introduzindo Urso marrom dos Pireneus da Eslovênia.
Os Ursos marrom dos Pireneus possuem o pêlo de cor marrom-escuro ou marrom-claro, com reflexos dourados em alguns casos, e os pêlos podem alcançar 10 centímetros de comprimento. Os pêlos das patas, normalmente, são mais escuros que os pêlos de outras partes do corpo.
Os
Urso marrom dos Pireneus machos medem de 1,70 a 2,50 metros de altura, e cerca de 3 metros de pé, e pesam até 280 quilos, enquanto as fêmeas são consideravelmente mais leves, pesando 160 quilos ou um pouco mais. Assim como todos os outros ursos-pardos, possuem uma típica corcova de músculos na nuca. Vivem de 25 a 30 anos.

Habitat

Antigamente, os Ursos marrom dos Pireneus habitavam muitas florestas da Europa. Mas atualmente estão restritos a pequenas áreas isoladas. Seu habitat inclui a vegetação alpina (nos Alpes, Pireneus e Balcãs), floresta temperada e a floresta de coníferas ou taiga (no norte da Europa, montanhas e outras áreas).


Hábitos

Os Urso marrom dos Pireneus, como a maioria dos ursos, são solitários e vagam por seu território da primavera até o outono. Normalmente, os adultos são mais ativos de manhã e de tarde, entre 5 e 8 horas da noite. Os jovens costumam ter hábitos mais diurnos. Esses ursos não tem inimigos naturais, além do homem, e evitam quase todos os animais que não podem caçar. Nos meses frios hibernam, em cavernas ou buracos no chão, e vivem de suas reservas de gordura neste período de descanso.
Sua temperatura corporal cai cerca de 4 graus centígrados para economizar energia, e o ritmo da respiração e batimentos cardíacos também diminuem. Porém, a hibernação dos ursos não é uma hibernação verdadeira, pois na maioria dos animais hibernantes, a temperatura cai muitos graus e entram em estado de letargia total, enquanto a temperatura dos ursos cai apenas quatro graus e não entram em letargia total, ou seja, podem acordar durante o período de hibernação.


Reprodução

O Urso marrom dos Pireneus geralmente é solitário, como os outros ursos, mas na época de reprodução é capaz de andar vários quilômetros à procura de um companheiro para se reproduzir. Depois de um período de gestação que dura de seis a nove meses, nascem normalmente dois filhotes dentro do refúgio de inverno, que é geralmente uma toca. Eles são amamentados pela mãe durante um ano e meio, aproximadamente. Depois de crescerem, eles devem procurar seu próprio território.


Alimentação

O Urso marrom dos Pireneus alimenta-se de carne e vegetais: é um animal onívoro. O urso-europeu pode caçar cabritos-montêses, camurças, coelhos selvagens, lebres e veados; mas pode caçar também animais domésticos, como ovelhas, carneiros, cabras, aves e coelhos. Alimenta-se também de pequenas frutas que encontra em arbustos na floresta, mel e insetos.

0 comentários: