Ararajuba



Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem:
Psittaciformes
Família: Psittacidae
Género: Guaruba
Espécie:G. guarouba
Nome científico: Guaruba guarouba


Descrição
Habitam florestas densas, regiões de matas ciliares, vivendo em bandos de quatro a dez indivíduos, que mantém fortes laços de interação através de brincadeiras e carinhos.Usam as cavidades das árvores para fazerem seus ninhos, que mantém uma média alta de filhotes por ninhada, podendo chegar a oito filhotes de um só casal. Outra curiosidade é que mesmo fora do período de reprodução, o bando inteiro pode refugiar-se nessas cavidades, sendo assim uma das espécies que apresentam comportamento mais gregário. Alimentam-se de bagas, folhas, frutos, dos quais tem no açaí seu predileto. Têm como predadores serpentes, aves de rapina e pequenos felinos.

Além de todos os atributos e simbolismos registrados sobre a família dos papagaios (vide sessão Papagaio Verdadeiro) a ararajuba é sem dúvidas a melhor alternativa do Brasil para ave nacional, uma vez que ocorre nela uma coincidência única pois suas únicas cores, o verde e o amarelo são as cores símbolo de nossa nação.

Por sua extrema beleza que vem de seu amarelo vivo, daí seu nome no tupi Guará que significa pássaro e yuba amarelo, ou seja pássaro amarelo, foi extremamente perseguida tanto pelos índios que também a chamavam de ave do sol, como pelos colonizadores europeus em nosso país.Tal valor atribuído à posse desse pássaro pode ser visto no episódio mencionado por Fernão Cardim na Bahia em fins do século XVI, como ave preciosíssima trazida do Maranhão, de valor comercial correspondente a dois escravos negros. E não foi só em nosso país que esse valor é considerado, no tráfico internacional um exemplar de nossa ararajuba pode chegar a custar U$ 30.000, o que fez suas populações chegarem à ruína. Porém, mesmo que tenha sido um pouco tarde, o IBAMA e outras instituições, como a Fundação Zoonit, se encarregaram de realizar o trabalho de reprodução em cativeiro dessa espécie, atenuando de certa forma sua situação.

Vale ressaltar a louvável iniciativa da Petrobrás que instituiu a ararajuba, como símbolo e incentiva muitos desses projetos.

Resta agora ao Governo criar mais condições para sua preservação, como a criação de áreas protegidas, centros de reprodução e o combate ao tráfico, e a nossa sociedade torcer para que esse símbolo maior de nosso país possa voltar a povoar nossas matas.

Estado de Conservação
É uma das espécies mais ameaçadas de nossa fauna, uma vez que naturalmente ocorre em áreas restritas, e que por sua beleza foi violentamente perseguida pelo tráfico de animais silvestres. Como se não bastasse o perigo dos caçadores, suas florestas são destruídas, reduzindo em muito suas chances de reprodução em liberdade.
Alguns pesquisadores já consideram a extinção dessa ave em algumas regiões.


Habitos

Vivem em grupos de 4 a 10 indivíduos. Podem ser vistas também em pares. Os casais são monogâmicos, ou seja, vivem juntos por toda a vida. Vivem nas matas em árvores bem altas, nos buracos altos e bem profundos das árvores. Animais silenciosos, se seguram pelo bico, pendurando-se nos galhos.


Alimentação

Sementes e frutos. Na natureza seu alimento predileto é o coco do açaí.


Reprodução

Atingem a maturidade aos 3 anos. A i ncubação dura cerca de 26 dias com postura de 1 a 3 ovos. O período de reprodução vai de setembro a dezembro. Os filhotes, que são alimentados pelos pais até depois de saírem do ninho por mais ou menos 15 a 20 dias.
Quando saem do ninho já estão emplumados. Normalmente o casal permanece junto dos filhotes dentro do ninho. Os filhotes nascem sem penas e depois ficam com penas amarelas com algumas manchas verdes.


Habitat

É uma espécie endêmica (ocorre exclusivamente) em nosso país, sendo encontrada do Maranhão ao oeste do Pará(onde está perigosamente ameaçada de extinção), através dos baixos Tocantins e Tapajós; Parque Nacional dos Tapajós, Transamazônica, Pará e Rondônia.

0 comentários: