Galo da serra



Fêmea


Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem:
Passeriformes
Família:
Cotingidae
Género:
Rupicola
Espécie:
R. rupicola
Nome científico:
Rupicola rupicola


Caracteristicas

Uma das aves mais bonitas da fauna silvestre brasileira. Mede 28 cm de comprimento. O macho possui um topete constituído de uma crista larga, ereta e semicircular, vertical na cabeça, da nuca e cobrindo o bico. Plumagem laranja, asas e extremidade da cauda negras. Coberteiras muito desenvolvidas. Fêmea marrom-pardacenta com topete acanhado é tão escura que à distância parece preta.

Permanece próximo a maciços rochosos, sempre em grupos de machos, onde se reúnem para exibir-se individualmente para as fêmeas (cada qual em um “palco” individual). Vive isolado, buscando alimento na floresta, sendo de difícil visualização.fazem a exibição da plumagem em local na mata, que é limpo das folhas através de um incessante bater de asas.

Embora possa ocorrer vários machos em determinada área, cada um possui seu local de exibição. Possui vôo pesado semelhante ao pombo. Constroem os ninhos em cavernas nos rochedos ou nas ravinas, freqüentemente sobre um regato.

O ninho é constituído de uma sólida panela de barro misturado com fibras vegetais e coberto de liquens.

Alimentação
É frugívoro em geral, procurando os frutos de árvores e os coquinhos produzidos pelo palmito. Também caça insetos, lagartixas e rãs.


Reprodução

O galo-da-serra é um pássaro do norte e noroeste da América do Sul. Vive sob as árvores altas, perto dos rios, e deixa este território somente na época da procriação, para encontrar seu par. O ritual para a escolha dos pares é um espetáculo extraordinário. Os galos-da-serra, ajudados pelas fêmeas, preparam um círculo de dança, limpando uma superfície plana que vai servir de palco. Em seguida, os machos vão se empoleirar nas árvores ao redor, enquanto as fêmeas agrupam-se em torno do palco. De repente um dos machos voa para o chão e executa uma dança estranha: abre as asas e vira a cabeça de um lado para o outro, bate os pés com força no chão e pula para cima e para baixo.

Quando está exausto, dá um grito característico, realiza a cena mais uma vez e volta ao galho. Um outro galo-da-serra toma o seu lugar no palco e o espetáculo continua até que todos os machos do bando tenham se apresentado.

Quando termina a exibição, cada fêmea escolhe um companheiro. Os casais constroem os ninhos nas cavidades das rochas, usando lama, pequenas raízes e penas. Põe dois ovos manchados de cada vez, que são chocados apenas pela fêmea. Os filhotes são alimentados pelos pais até saírem do ninho e só adquirem a plumagem característica após o terceiro ano de vida.

Ameaças

Espécie em extinção principalmente pela destruição do habitat onde o animal vive e o tráfico de animais.


Habitat

Escarpas cobertas de florestas, cortadas por córregos sombreados nas nas serras fronteiriças entre o Brasil, Venezuela, Colômbia e Guiana. No Brasil está presente desde o Amapá até região do alto Rio Negro e nas proximidades de Balbina, distante cerca de 100 km ao norte de Manaus.

1 comentários:

Igor Nascimento disse...

Cara eu consegui os episódios das Lutas Jurassicas, mas estão em inglês e sem legenda, pode ser?