Ouriço Europeu



Reino: Animalia
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Classe: Mammalia
Ordem: Erinaceomorpha
Família: Erinaceidae
Subfamília: Erinaceinae
Género: Erinaceus
Espécie: E. europaeus
Nome científico: Erinaceus europaeus


Distribuição
O ouriço cacheiro, existe em toda a Europa Ocidental, incluindo na Grã Bretanha e nos países escandinavos até à Sibéria. Pela mão do humana foram levados para a Nova Zelândia.


Este pequeno mamífero pode ser encontrado um pouco por todo o território continental português, incluindo algumas ilhas açoreanas onde também foi introduzido pelos colonizadores.


Características fisicas e alimentação

O seu aspecto característico, com as costas cheia de grandes e poderosos bicos, serve como defesa dos predadores.


Apesar de ser insectívero, o ouriço come outros alimentos, nomeadamente pequenos frutos que transporta, espetados nos seus afiados espinhos, até à toca. Da sua alimentação fazem parte ainda minhocas, baratas, caracóis, ovos que encontre no chão e pequenos répteis.


Hábitos

O ouriço é um animal de hábitos nocturnos, pelo que é mais fácil de encontrar ao amanhecer e ao anoitecer, perto de lagos ou rios, onde vai beber água e tomar pequenos banhos.
O calor libertado pelo asfalto é o maior inimigo destes animais que, para se aquecerem, procuram as estradas, sendo com muita frequência vítimas de atropelamentos.

Os ouriços procriam na Primavera e no Verão e a sua prole é normalmente de 4 crias.


Predadores

Entre os predadores naturais destes animais podem encontar-se os texugos, os gatos selvagens, os cães, os lobos, as raposas e as doninhas.

O Homem é outro dos predadores da espécie, já que em algumas zonas do país é apreciado como especialidade gastronómica.


Peso, tamanho e longevidade

Os ouriços adultos pesam cerca de 750 g, medem até 23 cm e vivem cerca de 6 anos.

1 comentários:

Anônimo disse...

Maravilhoso este site, rico, cheio de coisas lindas de se ver. Amei!! Sim, mas nomes de animais e plantas quando compostos sempre têm hífen... ouriço-europeu, castanha-do-pará, tigre-de-bengala... e por aí vai... seria legal corrigir isso. Parabéns!! Ana