Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Lissamphibia
Ordem: Anura
Família: Hylidae
Género: Pseudis
Espécie:P. minuta
Nome científico: Pseudis minuta
Características
É um anuro exclusivamente aquático e é proximamente relacionada a P. cardosoi .
Status Populacional
Até então, esta espécie não se encontra na Lista Nacional das espécies brasileiras ameaçadas de extinção. Porém isso não exclui a possibilidade dessa espécie estar ameaçada, uma vez que as pressões antrópicas sobre a mata atlântica têm causado uma drástica redução de habitats e isolamento genético de certas populações.
A utilização de métodos predatórios, sem a menor preocupação com a conservação dos recursos para permitir sua regeneração, vem extinguindo um grande número de espécies de anfíbios e destruindo a biodiversidade em geral.
Hábitos
Habita ambientes lênticos de poças temporárias ou permanentes, com vegetação flutuante.
Alimentação
Alimenta-se principalmente de besouros, libélulas, abelhas, formigas, cupins, percevejos e moscas. Algumas vezes se alimenta também de pequenas aranhas, grilos, gafanhotos e até alguns crustáceos. Esses dados indicam que Pseudis minuta é uma espécie generalista com dieta basicamente composta de insetos ou complexo pleustônico.
Reprodução
Os machos vocalizam na superfície da água e são visualizados facilmente. As vocalizações ocorrem durante quase todo o ano (agosto a abril), à exceção dos meses frios (maio a julho), período o qual nenhuma atividade é registrada indicando padrão de reprodução descontínua.
Os amplexos ocorrem normalmente entre outubro e fevereiro, os girinos podem ser encontrados de outubro a março e os juvenis podem ser encontrados ao longo de todo o ano, o que poderia indicar hibernação ou redução acentuada da taxa de crescimento, nos meses frios.
Distribuição
Espécie endêmica da América do Sul ocorrendo a leste dos Andes, desde a Venezuela até o nordeste da Argentina e Uruguai de forma isolada também na Colômbia.
Rã-Arlequim
Marcadores: AnfibiosPostado por MiKa às 00:25
Assinar:
Postar comentários (Atom)
© Copyright. Blog do Zoo Virtual do Brasil. Todos os direitos reservados © By Zoo virtual 2009-2015
0 comentários:
Postar um comentário