Tubarão Martelo recortado



Reino: Animalia
Filo:
Chordata
SubFilo: Vertebrata
Classe:
Chondrichthyes

Subclasse:
Elasmobranchii

Ordem:
Carcharhiniformes

Familia:
Sphyrnidae

Género:
Sphyrna

Especie:
S.
lewisi
Nome científico:
Sphyrna lewisi

Tubarão-Martelo, nome comum de aproximadamente dez espécies aparentadas de tubarões que vivem em mares tropicais e temperados, sendo que apenas três espécies são consideradas perigosas ao homem .

Duas grandes extensões planas e laterais da cabeça dão-lhes uma força hidrodinâmica ascensional que lhes permite girar com mais rapidez que outros tubarões.
O tubarão-martelo-recortado (Sphyrna lewisi) é uma espécie de tubarão da família Sphyrnidae.

O tubarão-martelo-recortado está entre as dez espécies aparentadas de tubarões-martelo encontradas nos mares tropicais e temperados de todo o planeta. A grande extensão plana de sua cabeça dá a esse tubarão a aparência de um hidroplano e permite que ele faça voltas mais curtas que os outros tubarões.

Como seus olhos e narinas são dispostos nas extremidades de sua cabeça, o tubarão-martelo tem mais capacidade de rastrear a presa.
Seu olfato é tão aguçado que ele pode detectar até mesmo uma minúscula quantidade (um milionésimo) de sangue na água do mar. Embora algumas das pequenas espécies de tubarão-martelo não sejam consideradas perigosas para o homem, o tubarão-martelo-recortado muito provavelmente é uma dessas espécies.

O Tubarão-Martelo é o 8º mais perigoso para o Homem, devido à sua agilidade, e devido à forma achatada do crânio, ele tem um sentido de vibração mais elevado. Assim, pressentir os outros animais no seu território é mais fácil do que para um tubarão normal.


É comum em toda a costa brasileira. Atinge 4,2 metros de comprimento. Sua cabeça possui formato curioso que lhe dá o nome de martelo: são duas laterais proeminentes na cabeça, onde localiza seus olhos. Alimenta-se de animais escondidos na areia do fundo do mar.
É considerada uma espécie semi-oceânica.

O tubarão-martelo é uma das espécies mais comuns, ocorrendo muitas vezes em grandes cardumes em águas pouco profundas. Ninguém sabe por que a cabeça do tubarão-martelo evoluiu neste curioso formato.

Para alguns biólogos, este formato lhes proporciona uma vantagem sensorial na localização de presas, enquanto outros acreditam que ajuda a manter o tubarão em estado de equilíbrio flutuante dentro da água.

As barbatanas de tubarão-martelo constituem um manjar muito apreciado na Ásia oriental, embora o corte de barbatanas de tubarão-martelo e de outros tubarões seja proibido em muitos países.

Atingem o tamanho maximo de 5,5 metros e 400 kg.

Sua reprodução é vivípara, nascem entre 20 e 40 crias por ninhada.

0 comentários: