Bonobo



Reino: Animalia
Subreino:
Metazoa
Filo:
Chordata
Subfilo:
Vertebrata
Infrafilo:
Gnathostomata
Superclasse:
Tetrapoda
Classe:
Mammalia
Subclasse:
Theria
Infraclasse:
Placentalia
Superordem:
Euarchontoglires
Ordem:
Primates
Subordem:
Haplorrhini
Infraordem:
Simiiformes
Parvordem:
Catarrhini
Superfamília:
Hominoidea
Família:
Hominidae
Subfamília:
Homininae
Tribo:
Hominini
Subtribo:
Panina
Género:
Pan
Espécie:
P. paniscus
Nome científico: Pan paniscus
Outros nomes
: Chimpanzé pigmeu, chimpanzé anão

Distribuição
Os bonobos estão restritos a algumas zonas geográficas da África Central que abrange as florestas tropicais da Bacia do Congo, com especial incidência nas margens do rio actualmente com o mesmo nome (anteriormente Rio Zaire).

Nunca são encontrados a grandes altitudes, por norma vivem abaixo dos 500 metros de altitude, apesar de haver excepções, mas poucas.
As populações de bonobos vivem isoladas uma das outras, muito por culpa das guerras que continuamente fustigam estas zonas, e dos caçadores furtivos, que em alguns locais os conseguem atingir. Convém lembrar que muitas destas florestas são virgens, nunca tendo sido possível ao Homem entrar e estabelecer-se.

Este pode ser um dos motivos que permite que ainda haja bonobos a viver em liberdade, entre outras espécies de animais ainda desconhecidas do Homem, e também de muitos vírus e bactérias.
Os grupos de bonobos nunca são muito numerosos, sendo poucas vezes constituídos por mais de uma dúzia de animais.

O que os distingue dos chimpanzés, para além do tamanho, já que os bonobos são significativamente mais pequenos, são sobretudo duas características. Por um lado, a organização social destes grupos, marcadamente matriarcais, com pouca autoridade atribuída aos machos. Por outro, o facto de frequentemente recorrerem à posição erecta, mais que os chimpanzés.


Alimentação

Os bonobos são omnívoros. A base da sua dieta são frutos, folhas e algumas raízes. Ocasionalmente, comem pequenos animais, répteis, aves, insectos ou mamíferos.


Estado de conservação

Vulnerável, devido à caça que lhes foi movida e ao facto de as populações estarem isoladas.


Gestação e maturidade sexual

Os bonobos atingem a maturidade sexual por volta dos 8/10 anos, embora normalmente comecem a ter filhos para lá dos 13 anos. A gestação dura, em média, cerca de 240 dias, findos os quais nasce, normalmente, apenas uma cria. Por vezes, como acontece com os humanos, existem partos de gémeos.

Tamanho

Um bonobo adulto, de pé, pode atingir 1,15m e pesar cerca de 45/50 kg.


Longevidade

A esperança de vida estimada dos bonobos a viver em liberdade rondará os 45 anos, e em cativeiro é cerca de 50.

0 comentários: