Canguru-de-Bennett



Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Marsupialia
Subordem: Diprotodontia
Família: Macropolidae
Gênero: Macropus

Espécie:
M.
rufogriseus
Nome científico:
Macropus rufogriseus


Distribuição
Esta é a espécie de cangurus mais comum, e habita as planícies áridas e as savanas, no Sul da Austrália e na Tasmânia. Os indivíduos são bastante sociáveis, criando grupos de até 30 elementos.


Alimentação

Os cangurus são herbívoros, alimentando-se de todas as plantas e folhas de árvore que encontrem no caminho. Percorrem grandes distâncias em busca de algum alimento e por vezes escavam o chão para retirar raízes da terra.


Estado de conservação

Esta espécie não apresenta nenhum risco especial de desaparecimento, pelo que não tem qualquer estatuto especial de conservação. Nos últimos anos, o número de animais estabilizou em quantidade abundante, por isso o seu estado é considerado seguro.


Gestação e maturidade sexual

A maturidade sexual das fêmeas é atingida por volta dos 15 meses, enquanto nos machos acontece um pouco mais tarde, por volta dos 20 meses.


Reprodução

Os cangurus são marsupiais, pelo que o seu desenvolvimento embrionário é bastante diferente do dos mamíferos placentários, ocorrendo em duas fases distintas. A primeira fase, a gestação, ocorre no útero da mãe, onde existe uma espécie de membrana que permite que a cria se alimente a partir dos nutrientes daquela.

Passados cerca de 30 a 35 dias a cria, ainda num estado embrionário muito primário, com pouco mais de 1cm, abandona o útero da progenitora e sobe lentamente pelos seus pêlos até à bolsa marsupial, onde vai terminar o seu desenvolvimento. Aqui, fica permanentemente agarrado a um dos mamilos da mãe, alimentando-se do seu leite durante um longo período, cerca de um ano.

A partir dessa altura, a cria começa a entrar e a sair da bolsa para procurar os primeiros alimentos e rapidamente deixa esta fase para começar a acompanhar a progenitora nas suas viagens terrestres utilizando a bolsa, enquanto cabe, apenas quando se sente assustada.


Tamanho

Os cangurus de Bennett machos atingem cerca de 1,10 enquanto as fêmeas raramente passam de 1,00 e podem pesar até 20 quilos.


Longevidade

Os cangurus de Bennett a viver em liberdade têm uma esperança de vida média de cerca de 18 anos, e em cativeiro podem atingir mais de 20 anos.

0 comentários: