Elefante pigmeu do Bornéu




Reino: Animalia
Filo:
Chordata
Classe:
Mammalia
Ordem:
Proboscidea
Família:
Elephantidae
Género:
Elephas
Espécie:
E. maximus
Subespécie:
E. m. borneensis

Nome científico:
Elephas maximus borneensis

Outros nomes
: Elefante-do-Bornéu ou Elefante-do-Sabah


Distribuição

Esta subespécie do elefante-asiático existe apenas na ilha de Bornéu, e nesta os animais vivem no extremo Norte da ilha, território pertencente à província de Sabah, na Malásia.


Alimentação

Os elefantes alimentam-se principalmente de ervas, folhas de árvore, bagas e frutos silvestres.


Estado de conservação

Os elefantes-asiáticos em geral estão em perigo, não se encontrando ainda avaliada individualmente esta subespécie em particular.

O elefante pigmeu-do-Bornéu, pela zona onde habita, nunca tinha sido estudado em profundidade. Neste momento, estão a decorrer estudos para se saber exactamente quantos animais existem e quais os riscos que correm devido a factores como a desmatação que aquela zona do Bornéu está a sofrer, a caça clandestina, ou lesões graves provocadas por armadilhas colocadas para outros animais.


No entanto, as autoridades malaias concordaram em não deixar abater as árvores em redor do rios e em deixar corredores florestais nas zonas onde estes animais se encontram, para não isolar grupos, e ainda em proteger esta espécie dos caçadores clandestinos.
Não se sabe exactamente quantos destes pequenos elefantes existem, os números mais pessimistas apontam para 600, os mais optimistas para 2000.

Reprodução

Os elefantes-asiáticos, quer os machos quer as fêmeas, atingem a maturidade sexual por volta dos 14 anos.
O tempo de gestação varia entre os 18 e os 22 meses, findos os quais nasce apenas uma cria.

Tamanho

Os elefantes adultos podem atingir um comprimento de 4,00 m e uma altura de 2,20 m, e em adultos podem pesar perto 3000 kg.


Longevidade

Estes elefantes têm uma esperança de vida que ronda os 60 anos.

0 comentários: