Arraia jamanta



Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe:
Elasmobranchii
Ordem:
Rajiformes
Família:
Myliobatidae
Género:
Manta
Espécie:
M. birostris
Nome científico:
Manta birostris
Outros nomes: Morcego-do-mar, peixe-diabo ou raia-diabo

A jamanta (Manta birostris), é uma espécie de peixes cartilagíneos (Chondrichthyes) pelágicos, oceânicos da família Myliobathidae e a maior espécie atual de raias.

Encontra-se nas regiões tropicais de todos os oceanos, tipicamente perto de recifes de coral. A jamanta tem o corpo em forma de losango e uma cauda longa sem espinho e pode atingir oito metros de envergadura e mais de duas toneladas de peso. Estes peixes não têm verdadeiros dentes e alimentam-se de plâncton e pequenos peixes, sendo portanto inofensivos.

Ocasionalmente, podem aproximar-se de um barco ou de mergulhadores e podem executar curtos “voos” fora da água. Têm a maior taxa de volume de cérebro em relação ao do corpo de todos os tubarões e raias.

Esta espécie de manta é a maior raia existente. É um animal solitário que pode, ocasionalmente, formar pequenos grupos.

As mantas são muitas vezes observadas a saltar fora de água. Os cientistas dizem que este pode ser um comportamento territorial. É também possível que a manta tente desta forma libertar-se de parasitas alojados na pele.

A manta alimenta-se filtrando minúsculos animais da coluna de água, o zooplâncton. Os seus amplos lobos cefálicos desenrolam-se e canalizam a comida para a boca.

Muitas vezes nadam em lentos loops verticais, em áreas de grande concentração de zooplâncton, para aproveitar ao máximo o alimento disponível.

Estes animais majestosos, que foram alvo de pesca intensiva em muitas zonas do planeta, devem ser protegidos enquanto admirados. Uma fêmea adulta dá à luz a, apenas, uma cria em cada três anos, o que torna esta espécie particularmente susceptível à extição pela pesca excesiva.

0 comentários: