Boto-cor-de-rosa



Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem:
Cetacea
Família: Iniidae
Género: Inia
Espécie: I. geoffrensis
Nome científico:
Inia geoffrensis
Outros nomes: Boto-vermelho


Descrição
O boto-vermelho ou boto-cor-de-rosa (Inia geoffrensis) é um golfinho fluvial presente nas bacias dos rios Amazonas e Orinoco, pertencente à família dos iniídeos, e ao gênero Inia. Partilha parte da área de ocorrência com o tucuxi (Sotalia fluvitialis), que não é um golfinho estritamente fluvial, entretanto pode ser diferenciado facilmente pelo tamanho e pela coloração característica. Também é conhecido pelos nomes de boto-branco, boto-vermelho (português); Amazon river dolphin, boto, pink river dolphin (inglês); dauphin de L'Amazone, inia (francês); e bufeo (espanhol).

Rostro curto , melão bem destacado, olhos pequenos, corpo pequeno, nadadeira dorsal reduzida a uma corcova baixa, nadadeiras peitorais largas, achatadas e flexíveis, a dentição é do tipo heterodonte.
Muito dócil, prefere a água doce à água salgada, seus hábitos acontecem durante o dia.

O Boto Cor-de-Rosa é um dos mamíferos aquáticos mais característicos da Amazônia. Cresce até 2,5 metros de comprimento e pode pesar até 90 quilos.

A protuberância na cabeça é um tipo de captador, utilizado para receber os reflexos dos sons que fazem parte do sistema de sonar que utiliza para navegar e encontrar sua comida. Assim, consegue nadar até dentro da floresta inundada na época da cheia e se locomover sem problemas nas águas turvas da região.


Reprodução

A estação de procriação inicia entre outubro e novembro. Com nascimentos que acontecem 8,5 meses depois, em maio e julho quando os níveis de água chegam ao limite. Os jovens nascem com 80 cm. A duração de lactação ninguém tem certeza, mas um individual foi encontrado mamando um ano depois de seu nascimento.


Distribuição

O boto-cor-de-rosa está amplamente distribuído pelos principais rios das bacias do Amazonas e Orinoco, através da Guiana, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia e Brasil. podendo ser encontrado nos rios principais, tributários, lagos e nas épocas de cheia, nas planícies e florestas inundadas.
Não tolera águas salobras, por isso não é encontrado nos estuários tanto do Amazonas quanto do Orinoco.


Conservação

Os Botos da bacia amazônica estão ameaçados de extinção. Alguns indivíduos se enroscam nas redes de nylon e morrem, ou são pescados para, com os olhos, fazer amuletos. Além disso,usam sua parte genital como amuleto para a sorte no amor. Ainda, a população ribeirinha os caçam para fazer rituais religiosos.

Alguns botos foram encontrados mortos com suas nadadeiras retiradas e um nome escrito com uma faca em sua cauda.

0 comentários: