Lémur-de-cauda-anelada



Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem:
Primates
Família: Lemuridae
Género: Lemur
Espécie: L. catta
Nome científico:
Lemur catta


Descrição

O lémur-de-cauda-anelada (Lemur catta) é um primata estrepsirrino de grandes dimensões e o lémure mais reconhecível devido à sua cauda anelada de cores preta e branca. Pertence à família Lemuridae, uma das quatro famílias de lémures.
É o único membro do género Lemur. Tal como os outros lémures é endémico da ilha de Madagáscar.

Um lémur-de-cauda-anelada adulto pode ter um comprimento corporal entre 39 e 46 cm e um peso entre 2,3 e 3,5 kg. A espécie tem uma estrutura esguia e um focinho estreito, reminiscente do focinho vulpino. Como todos os lémures, as patas traseiras são mais compridas que as patas dianteiras.

As fêmeas possuem dois pares de glândulas mamárias. mas apenas um par é funcional.A sua cauda é mais comprida que o seu corpo, medindo até 64 cm de comprimento. A cauda não é preênsil e apenas é usada para balanço, comunicação e coesão de grupo.O lémur-de-cauda-anelada é diurno e semi-terrestre. É a espécie de lémure mais terrestre, passando até cerca de 33% do tempo no solo. No entanto, é ainda consideravelmente arborícola, passando 23% do tempo na copa florestal de nível médio, 25% do tempo na copa superior, 6% na camada emergente e 13% em pequenos arbustos. As movimentações em grupo são 70% terrestres.O lémur-de-cauda-anelada é altamente social, vivendo em grupos de até 30 indivíduos. Quem domina são as fêmeas, uma característica comum nos lémures mas pouco comum entre outros primatas. Para permanecerem quentes e para reafirmar os laços sociais, amontoam-se formando uma
bola de lémures.

O lémur-de-cauda-anelada também expõe o seu corpo ao Sol, sentando com postura erecta encarando a superfície inferior, com o seu pêlo branco mais fino exposto em direcção à luz solar. Como outros lémures, esta espécie depende fortemente do sentido do olfacto e marca o seu território através de
glândulas odoríferas.
Os machos têm uma forma peculiar de marcação por odores e participam num comportamento de
luta de cheiros, impregnando a sua cauda com o seu odor e provocando lufadas de cheiro contra os oponentes.
O lémur-de-cauda-anelada pode viver entre 16 a 19 anos (27 anos em cativeiro).


Distribuição e Habitat

Endémico das regiões Sul e Sudoeste de Madagáscar, o lémur-de-cauda-anelada ocupa terras altas mais que outros lémures. Habita florestas decíduas, zonas arbustivas secas, zonas florestais húmidas de montanha e floresta de galeria (junto a margens de rios).
Prefere largamente as florestas de galeria, mas tais florestas têm sido quase totalmente destruídas da maior parte de Madagáscar de maneira a serem transformadas em pastagens para o gado. Dependendo da localização, as temperaturas dentro da área de distribuição podem variar entre −7 °C e 48 °C. Esta espécie pode ser encontrada tão a Leste como a região de Tôlanaro, a Norte até Belon'i Tsiribihina, e ao longo da costa Oeste e das zonas montanhosas de Andringitra no planalto Sudeste.

Pode ser encontrada também na Reserva Berenty, Parque Nacional Andohahela, Parque Nacional Isalo e Parque Nacional Zombitse-Vohibasia.

Alimentação
O lémur-de-cauda-anelada é um omnívoro oportunista, comendo primariamente frutas e folhas, com particular destaque para os da espécie Tamarindus indica, denominada localmente por kily. Quando disponível, esta espécie vegetal proporciona até 50% da sua dieta, especialmente durante a época seca de Inverno. O lémur-de-cauda-anelada pode alimentar-se a partir de três dúzias de espécies vegetais diferentes, e a sua dieta inclui flores, herbáceas, casca e seiva de vegetais.

Foi observado a comer madeira apodrecida, terra, teias de aranha, casulos de insectos, artrópodes (aranhas, lagartas, cigarras e gafanhotos) e pequenos vertebrados (aves e camaleões). Durante a época seca aumenta o seu comportamento oportunista.


Reprodução

O lémur-de-cauda-anelada pratica a poliginia, apesar de o macho dominante do grupo se reproduzir com mais fêmeas do que outros machos. As lutas são mais comuns durante a época de reprodução. Uma fêmea receptiva pode iniciar o acasalamento, apresentando o dorso, levantando a cauda e olhando para o macho desejado po cima do ombro. Os machos podem inspeccionar os genitais da fêmea para determinar a receptividade. As fêmeas normalmente acasalam dentro do grupo, mas poderão também procurar machos fora do seu grupo.


A época de reprodução vai de meio de Abril até meio de Maio. O cio dura 4 a 6 horas, e as fêmeas acasalam com múltiplos machos durante este período. Dentro de um grupo, as fêmeas alternam a sua receptividade de maneira a que cada fêmea esteja receptiva em dias diferentes da época de reprodução, reduzindo assim a competição para a atenção dos machos. A gestação dura cerca de 135 dias e o parto ocorre em Setembro ou ocasionalmente em Outubro.
No estado selvagem, ter uma cria é a norma, apesar de poderem ocorrer gémeos. As crias de lémur-de-cauda-anelada têm um peso à nascença de 70 g e são transportadas ventralmente (no peito) durante a primeira ou duas primeiras semanas de vida, e depois dorsalmente (nas costas).


Ameaças

Para além de estar listado como quase ameaçada, em 2008, pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais, o lémur-de-cauda-anelada também está listado desde 1977, no apêndice I da Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Silvestres Ameaçadas de Extinção, o que torna o comércio de especimenes apanhados no meio selvagem ilegal. Apesar de haver espécies de lémure mais ameaçadas, o lémur-de-cauda-anelada é considerado como espécie-bandeira devido a ser bastante reconhecível.

0 comentários: