Salamandra gigante do japão


Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe:
Amphibia
Ordem: Caudata
Família: Cryptobranchidae
Género:
Andrias
Espécie: A. japonicus
Nome científico: Andrias japonicus



Descrição

A salamandra-gigante-do-japão (Andrias japonicus, ant. Megalobatrachus japonicus) é o maior anfíbio da Terra, pertencente à ordem Caudata, que pode atingir até 1,44 m de comprimento. A espécie ocorre nas ilhas de Honshu (província de Gifu e Shikoku) e Kyushu (província de Oita).
Pernas curtas e achatadas. Cauda curta, pouco mais de um terço do comprimento da cabeça e do corpo, com uma barbatana dorsal alta, com início no momento da inserção de patas traseiras, e um inferior da nadadeira ventral. Pele áspera, com rugas, pregas e tubérculos. Nenhum dimorfismo sexual externo. A cor é marrom-avermelhada pálida abaixo; irregularmente manchado e marmorizado com manchas escuras. comprimento total de cerca de 100 cm. O comprimento máximo 144 centímetros. Vasta gama de comprimento total de machos adultos (30-102 cm de animais selvagens), resultado de um crescimento contínuo, após a maturidade sexual. Um macho de 78 cm, pesa 3,3 kg. Intimamente relacionadas e muito semelhante ao A. davidianus.
O género Andrias inclui duas espécies existentes. Essas espécies são as maiores salamandras que vivem com adultos atingindo um comprimento total superior a 100 cm. Permanentemente aquáticos.

A salamandra-gigante-do-japão é muito parecido com o salamandra-gigante-da-china e difere deste último pelo arranjo de tubérculos na cabeça e na garganta. Esses tubérculos são maiores e mais numerosos do que em A. davidianus; eles são na sua maioria simples e irregularmente dispersas. O focinho é mais arredondado e a cauda um pouco mais curta na espécie japonesa.

Ameaças
Segundo a Agência de Meio Ambiente do Japão (2000) e IUCN, a espécie é considerada quase ameaçada. A salamandra-gigante-do-japão é conhecida a partir da porção sudoeste da ilha de Honshu nordeste para a Prefeitura de Gifu, Shikoku, e na ilha de Kyushu só na prefeitura de Oita, no Japão.
A escala desta espécie é muito fragmentada . A contínua diminuição é observada em extensão e qualidade do habitat e do número de locais onde o animal foi encontrado . Devido à destruição do habitat tem aumentado nos últimos anos, esta espécie é mais severamente sujeitos a extinções locais do que era no passado, e uma protecção mais eficaz do seu habitat é de necessidade imediata.

Reprodução
Desova ocorre no final de Agosto e inícios de Setembro.
Os ovos são depositados em seqüências contendo 400-600 ovos. Diâmetro do ovo 5 mm; com uma cápsula gelatinosa externa 8 de mm. Em temperaturas de água entre 13 graus e 20 graus C, o desenvolvimento embrionário dura cerca de dois meses. As larvas eclodem com um comprimento total de 30 mm e iniciar a alimentação após a absorção da gema. 1 ano depois as medida das larvas estão por cerca de 100 mm, com três anos de idade podem chegar a cerca de 200 mm. Neste tamanho começam a perder suas brânquias. Os machos atingem a maturidade sexual aos 30 cm, e as fêmeas aos 40 cm. A espécie é presumida a tomar pelo menos cinco anos para atingir a maturidade e é extremamente de longa vida. Um espécime do Zoo de Amesterdão viveu por 52 anos.

Alimentação
As salamandras são completamente aquáticos e noturno. Eles se alimentam de caranguejos de água doce, peixes, e pequenos anfíbios. Machos e fêmeas se sobrepõem em casa e são mais ou menos sedentários, fora do período de desova. Durante a época de reprodução, em agosto-setembro, ambos os sexos se reúnem em locais de nidificação submarino, composto de 100 a 150 cm de comprimento em tocas ou perto da margem do rio. Os ninhos têm uma abertura única entrada subaquática. locais de nidificação favorável pode ser usado durante anos sucessivos. Ambos os machos e fêmeas podem ocupar mais de um ninho no momento, com os machos grandes e pesados chamados ("den-masters") tentando monopolizar ocupação dos locais de nidificação. Os ninhos são vigiados por machos do interior, atacando outros machos que tentam entrar. Os machos podem também patrulham a área ao redor do ninho, perseguir e atacar outros machos. As fêmeas dos ninhos entram mais de uma vez e colocam seus ovos na cavidade, onde são fertilizados pelo macho. Nesta fase, vários outros machos podem invadir e tentar fertilizar os ovos. Após a desova, mas os "den-masters" permanecem no ninho por mais de um mês e agressivamente guarda os ovos até o nascimento ocorre ou até final de outubro. Dominância posto de "den-masters" entre os machos tentando parecer ser forte. Machos mortos e feridos gravemente têm sido freqüentemente encontrado em setembro.

Distribuição Geográfica e Habitat
A salamandra ocorre em riachos com água fria claro que flui através de granito. Estes fluxos de fundos rochosos ou cascalho geralmente, uma largura de cerca de 20 m, e em lugares rasos, calmamente de água corrente. Os animais manter-se escondido em cavernas rochosas ou em tocas na beira da água. A distribuição vertical 300-1000 m de altitude.

2 comentários:

Anônimo disse...

Esse pst me ajudou muito no meu trabalho! Muito obrigada! Se não for muito incômodo, eu gostaria de saber o tempo de vida desses magníficos seres! Obrigada, ~FFBE~

MiKa disse...

Bom, como não é uma especie muito comum de saber informações, não sei dizer prescisamente quanto tempo vive, mas na matéria ai há um relado de um individuo que viveu 52 anos em cativeiro, ok.

Obrigada pelo elogia e continue a nos visitar.
Abraços.