Sapo-dourado


Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe:
Amphibia
Ordem: Anura
Família: Bufonidae
Género:
Bufo
Espécie: B. periglenes
Nome científico: Bufo periglenes


O sapo-dourado ou sapo-de-monteverde (Bufo periglenes), habitou alguns locais de bosques de Monteverde, na Costa Rica, na América Central.
Os machos da espécie tinham um comprimento rostro-anal de aproximadamente 39-48 mm e as fêmeas tinham um comprimento rostro-anal de 42 - 56 mm.

Está classificado pela IUCN como extinta. Desde 1989 não se avistou mais nenhum indivíduo desta espécie. A espécie, que foi descoberta em 1960, só foi avistada numa pequena região de grande altitude, de bosque, em Monteverde, numa área de aproximadamente 10 km². A extinção do sapo-dourado é citada como exemplo do declínio das populações de anfíbios. Entre as causas para a sua extinção são apontadas as mudanças climática devido ao aquecimento global.


O primeiro registro do sapo-dourado foi feito pelo biólogo Jay Savage em 1966, e o último avistamento da espécie foi feita em 1989. O sapo, reconhecido pela sua coloração brilhante dourado-laranja, foi nativo de florestas tropicais que circundam Monteverde, Costa Rica.

Sua extinção simboliza um grande declínio nos números de anfíbios em todo o mundo nas últimas décadas, o que provavelmente foi causado pelo aquecimento global e mudanças climáticas. Na verdade, o famoso biólogo australiano Tim Flannery tem descrito a extinção do sapo-dourado de ser a primeira extinção de uma espécie devido principalmente ao aquecimento global.


No entanto, a população de sapos caiu drasticamente desde a sua descoberta em 1967 de vários milhares se reunião para a acasalamento em 1987 para apenas 10 em 1988, nenhum dos quais eram adultos e aptos à reprodução. Em 1989, apenas um único sapo macho, buscando uma companheira, foi observado. Este indivíduo pode ter sido o ultimo sapo dourado na Terra, depois disto nenhum sapo dourado foi visto desde então.

O desaparecimento do sapo dourado é de particular importância já que seu habitat está em uma reserva nacional.


2 comentários:

Anônimo disse...

Discordo,pois no Parque Natural Municipal "Francisco Affonso de Mello" já foram visto muitos.

MiKa disse...

è outra espécie com certeza, pois essa especie é ou era só encontrada nas florestas da costa Rica era endemico de lá não sendo visto em nenhum outro local do mundo.