Emu



Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem:
Casuariiformes
Família: Dromaiidae
Género: Dromaius
Espécie: D. novaehollandiae
Nome científico: Dromaius novaehollandiae



Descrição
O Emu (Dromaius novaehollandiae, "Corredor da Nova Holanda" em Latim) é o maior pássaro nativo da Austrália e, depois do Avestruz, a segunda maior ave que vive hoje.
Ele habita a maioria das áreas menos povoadas do continente, evitando apenas a floresta densa e o deserto severo. Como todas as aves do grupo das Ratites, ele não pode voar, embora diferente de alguns ele tem pequenas asas escondidas sob as penas.

Emus são aves marrons, de penas macias, que alcançam de 1.5 a 2 metros de altura e pesam até 60 kg, com o macho marginalmente menor.

São nômades oportunistas e seguem a chuva, se alimentando de grãos, flores, frutas, insetos e o que mais for disponível. Eles são capazes de viajar grandes distâncias em um trote rápido e econômico e que, se for necessário, pode correr a 50 km/h.

Alimentação
Comem uma grande variedade de espécies de plantas nativas e introduzidas, o tipo de plantas comidas depende da disponibilidade sazonal. Eles também comem insetos, incluindo gafanhotos e grilos , pássaros senhora , soldado e lagartas erva-sal, Bogong e algodão-boll larvas de mariposas e formigas.
Emus também exigem seixos e pedras para ajudar na digestão do material vegetal.As pedras individuais podem pesar 45 g e podem ter tanto quanto 745 g na sua moela ao mesmo tempo. Eles também comem carvão, porém os cientistas ainda não ter verificado o porquê.

Ameaças
Três diferentes espécies de Emus existiam antes da colonização europeia em 1788:

  • O Emu de Kangaroo Island, D. baudinianus foi dado como extinto por volta de 1827 em virtude de caça e incêndios frequentes. A espécie continental, de maior tamanho, foi introduzida em Kangaroo Island nos 1920's.
  • O pequeno Emu de King Island D. ater tinha cerca de metade do tamanho da espécie continental. Em 1805 tinha sido caçado até a extinção por caçadores de focas e marinheiros visitantes.
Reprodução
O casal cruza a cada um ou dois dias e, todo segundo ou terceiro dia, a fêmea põe um ovo verde escuro, muito grande e de casca grossa, pesando cerca de meio quilograma. O macho fica choco por volta do sétimo ovo e começa a chocar os ovos. Daí em diante, ele não come, bebe ou defeca, e só levanta para virar os ovos, que ele faz cerca de 10 vezes por dia.

Pelas próximas oito semanas, ele sobreviverá da gordura corporal acumulada e qualquer orvalho da madrugada que ele possa alcançar do ninho, perdendo até um terço de seu peso e ficando cada vez mais fraco e confuso.

A fêmea continua pondo ovos, mas não cruza mais com o macho depois que ele começa a chocar os ovos.

Distribuição Geográfica e Habitat
Viviam na maioria das regiões menos povoadas da Austrália continental.
Embora não sejam mais encontrados nas densamente povoadas áreas agrícolas do sul e sudoeste, a provisão de água perene nas regiões áridas tem permitido a espécie estender seu território.

0 comentários: