Cangambá



Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe:
Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Mephitidae
Género: Mephitis
Espécie: M. mephitis
Nome científico: Mephitis mephitis


Descrição
O cangambá (
Mephitis mephitis) é um mamífero carnívoro caracterizado pela pelagem preta com listras brancas e por expelir um líquido fétido quando acuado.

O cangambá é muitas vezes confundido com o gambá devido ao hábito de ambas espécies usarem de odores fétidos como forma de defesa e aos nomes com semelhança fonética.
Embora tradicionalmente classificados como membros da família dos mustelídeos, atualmente alguns taxonomistas incluem os cangambás na família dos mefitídeos.

Um cangambá adulto tem em média o tamanho de um gato doméstico, variando de 55 a 75 cm de comprimento e pesando entre 1,3 a 4,5 kg. As listras brancas características variam de um espécime a outro, às vezes são largas e nítidas, outras vezes quase inexistentes. O corpo é alongado, com patas curtas e fortes.

O rabo é longo e peludo. A cabeça é relativamente pequena, com olhos pequenos e orelhas redondas. O focinho é pontudo. As glândulas de almíscar, responsáveis pelo mau cheiro, são grandes e se localizam na base da cauda.

A característica mais marcante dos cangambá é seu formidável método de defesa. Graças a duas glândulas de cheiro na parte externa do seu ânus, o cangambá não é predado por outros mamíferos. Contudo isso não impede de ser vítima de aves, devido a seu pouco ou nenhum faro. A produção do líquido mal-cheiroso não é constante, levando o animal a fazer uso dessa tática somente em último caso. Quando realmente em perigo, o camgambá ergue suas patas traseiras no ar e dobra o corpo como se fosse uma letra C, esguichando sua arma química sobre o inimigo incauto. O líquido provoca ardor nos olhos e narinas, não causando maiores problemas.

O cangambá vive em tocas, saindo ao crepúsculo. Durante o inverno diminui suas atividades, passando o tempo todo entocado.

Alimentação
Os cangambás alimentam-se de larvas, inseptos e vermes, bem como pequenos vertebrados,sendo por isso um animal carnívoro.


Reprodução

Os machos são solitários e só procuram as fêmeas durante o cio. A época de acasalamento vai de fevereiro a março. O período de gestação dura de 60 a 77 dias e as ninhadas são de cinco a seis filhotes. Os cangambás são considerados adultos com um ano de idade.

A expectativa de vida é baixa. 90% dos animais não sobrevivem ao primeiro inverno. Em estado selvagem vivem de dois a três anos. Em cativeiro, podem chegar a 15 anos.


Habitat e Distribuição Geográfica

O cangambá habita campinas e bosques do Canadá ao México. Campos cultivados e matas ciliares provam ser um excelente habitat para esses animais. No Brasil, existe uma espécie muito parecida ao cangambá, chamada
Jaratataca.



0 comentários: