Caranguejo-aratu



Reino: Animalia
Filo:
Arthropoda
Classe:
Malacostraca
Ordem:
Decapoda
Família:
Grapsidae
Género:
Aratus
Espécie:
A. pisonii
Nome científico:
Aratus pisonii



Descrição

Chamado também de marinheiro e aratu, este caranguejo apresenta hábito arborícola, sendo encontrado em ramos e troncos das árvores de manguezais, onde normalmente é bastante abundante.

É um importante indicativo sobre o equilíbrio desse ecossistema, uma vez que quando ocorre algum impacto na cobertura original, costuma desaparecer de vista ou decrescer sua população sensivelmente.


As fêmeas geralmente são menores e em menor número que os machos, conforme localização geográfica e a condição estrutural dos manguezais.


Alimentação

Além do hábito herbívoro (alimenta-se de folhas), também consome pequenos insetos e até pedaços de animais encontrados presos entre as raízes do mangue.


Reprodução

As fêmeas, pelo fato de encubarem seus ovos, costumam ser privadas de seu crescimento somático (uma das razões para serem menores que os machos).


Habitat e Distribuição Geográfica

Vivem na borda e meio dos manguezais no Atlântico Ocidental desde a Flórida, Golfo do México, Antilhas, Norte da América do Sul, Guianas, até o Brasil (Piauí ao Paraná); e no Pacífico Oriental, da Nicarágua até o Peru.

0 comentários: