Irara



Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe:
Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Mustelidae
Género: Eira
Espécie: E. barbara
Nome científico: Eira barbara



Descrição
A irara (Eira barbara) da família dos mustelídeos.A irara é um animal carnívoro e a única espécie do gênero Eira. Sem incluir a cauda, chega a ter 60 centímetros de comprimento.

No Brasil, é conhecida por papa-mel. A explicação é simples: este é um de seus alimentos preferidos.
Nos países de língua espanhola, que constituem uma grande parte de seus domínios, a irara é chamada "cabeza de cejo", que significa "cabeça de velho". Sem dúvida é porque o animal tem uma cabeça cinzenta sobre o corpo negro e também porque suas orelhas curtas e arredondadas lhe dão um ar "humano".

Seu corpo é esguio, o pescoço alongado e as pernas compridas.

É um escalador muito ágil a as habilidades manuais ficam evidenciadas quando na capitura de um de seus principais alimentos, o mamão. Sem dificuldade alguma ela chega à região dos frutos, prende-se ao alto da árvore com as patas trazeiras e a cauda e com as patas dianteiras vai "desrosquando" a fruta até que a mesma se solte do caule: as palmas de suas patas são lisas, as garras parcialmente retrateis e as articulações de suas pernas lhe permitem "virar as patas" para descer das árvores com a cabeça voltada para baixo.

As iraras são ativas dia e noite, mas descansam nas horas quentes do dia. São escansoriais,solitárias,mas podem ser vistas aos pares, costumam deixar marcas de cheiro nos galhos por onde passam.


Alimentação

Adoram frutos e mel, mas são principalmente carnívoras: caçam ratos, aves, esquilos e até cutias.


Reprodução

Os filhotinhos nascem cegos, cobertos por uma penugem negra. Em razão disso, são confundidos com as lontras (embora não apresentem hábitos aquáticos como elas, apesar de saberem nadar).


Habitat e Distribuição Geográfica

Habita florestas e campos e florestas tropicais, da América Central e do Sul, desde o México até a Argentina.

0 comentários: