Quebra-ossos




Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem:
Accipitriformes
Família: Accipitridae
Género: Gypaetus
Espécie: G. barbatus
Nome científico: Gypaetus barbatus


Descrição
O abutre-barbudo (Gypaetus barbatus) é um abutre originário das montanhas da Europa, Ásia e África. Tais abutres possuem plumagem dorsal escura e ventral castanho-clara, cabeça e pescoço emplumados. Também são conhecidos pelos nomes de abutre-das-montanhas, abutre-dos-cordeiros e quebra-ossos.

Um pássaro de grande porte, chegando a pesar 12,5 quilos, 1,10 metros de comprimento e uma envergadura que varia entre 2,75 e 3,08 metros.
O quebra-ossos distingue-se facilmente das outras grandes aves de rapinas pela longa cauda em cunha.

Nidifica solitariamente em cavidades de escarpas rochosas inacessíveis.


Alimentação

O abutre-barbudo preenche um nicho ecológico altamente especializado, já que alimenta-se quase exclusivamente de ossos, os quais ele engole inteiros, ou atira ao solo em vôo, para comer a medula óssea, uma fonte de proteína não-aproveitada por outras espécies necrófagas.

Daí não possuir o pescoço sem penas dos demais abutres, que não lhe conferiria qualquer vantagem evolutiva, já que não coloca a cabeça no interior de carcaças.

Patrulha áreas montanhosas, em busca de ossos de animais, como a camurça, mortos em avalanches, ou espreita outras aves necrófagas enquanto estas limpam um cadáver.


Uma curiosidade dessa espécie é que seus sucos gastrícos são mais corrosivos que os liquidos de batérias de automoves.

Habitat e Distribuição Geográfica

Encontra-se distribuído pelas altas cadeias montanhosas do sul da Euroásia e África. No Himalaia foi observado acima da linha dos 8000 mil metros.

Ocorre em grandes áreas abertas com vegetação escassa ou rasteira.
A espécie tem uma vasta área de ocorrência, e está sendo objeto de uma série de experimentos de restauração nos Alpes, onde foi exterminada pela caça no século XIX.


0 comentários: