Viúva-negra



Macho



Reino: Animalia
Filo:
Arthropoda
Classe:
Arachnida
Ordem:
Araneae
Família:
Theridiidae
Género:
Latrodectus
Espécie:
L. mactans
Nome científico: Latrodectus mactans


Viúva-negra é o nome que se dá em geral às aranhas do género Latrodectus, de distribuição cosmopolita. Existem actualmente 32 espécies válidas neste género.

A viúva-negra-americana (
Latrodectus mactans) é uma espécie de aranha da família dos teridiídeos, distribuída por toda a América. A fêmea possui coloração negra brilhante, com larga mancha vermelha em forma de ampulheta na superfície ventral do abdômen, e cerca de 1 cm de comprimento. O nome provém do fato de a fêmea geralmente se alimentar do macho após a cópula. Sua picada é muitas vezes fatal.

No Brasil, é encontrada atualmente próxima ao mar, sobretudo em praias pouco frequentadas. É amplamente encontrada em torno da Baía da Guanabara.
Por ser uma aranha muito conhecida no Brasil e por saber-se que sua peçonha é muito forte, há a alusão de que esta é a aranha mais venenosa que existe.
Porém, mesmo no Brasil, existem dois gêneros considerados de maior perigo: a aranha-marrom (
Loxosceles sp.), e a armadeira (Phoneutria sp.), sendo esta última considerada por muitos a aranha mais peçonhenta do mundo, ambas encontradas em praticamente todo o país.

Durante a cópula (ato sexual), o macho introduz sua genitália (palpos modificados em bulbo espermático) conhecida como êmbolo na vagina da fêmea.
Logo após a introdução dos espermatozoides, com um movimento brusco o macho quebra sua genitália dentro da espermateca para garantir sua perpetuação, impedindo que outro macho copule novamente com a mesma fêmea.
E como os aracnídeos são providos de sistema circulatório aberto, o macho após a cópula morre por hemorragia perdendo seu fluxo sanguíneo, e a fêmea aproveita e o devora, enquanto o mesmo ja está agonozando.

0 comentários: