Macaco-aranha-preto-de-cara-vermelha



Reino: Animalia
Filo:
Chordata
Classe:
Mammalia
Ordem:
Primates
Família:
Atelidae
Género:
Ateles
Espécies:
A. paniscus
Nome científico:
Ateles paniscus



Descrição

Macaco-aranha-preto-de-cara-vermelha (
Ateles paniscus) é um mamífero primata da família Atelidae, a espécie mais conhecida do gênero de Ateles. O macaco-aranha é o mais rápido e o mais acrobático dos mamíferos da floresta. Com rapidez quase imperceptível aos olhos, o macaco escapa de seus predadores.

Durante uma fuga, os machos ficam na vanguarda protegendo os demais do bando. Em meio a confusão, quando os filhotes não acham as mães, agarram-se a qualquer adulto e são ajudados por eles, passado o perigo, o bando retorna a sua rotina com se nada houvesse acontecido.

O macaco-aranha, também nomeado como quatá (coatá), praticamente privado do polegar, tem uma capacidade descomunal com a cauda. A cauda funciona com a força e a agilidade dos outros membros, podendo ser considerada uma quinta mão.

São primatas grandes com 50 a 62 cm de comprimento, com membros acentuadamente compridos e de estrutura esguia.
Cauda longa e preênsil com palma medindo entre 64 - 93 cm, que utiliza para locomoção e forrageamento. Pesam até 8 kg. A pelagem macia e negra, no focinho e ao redor dos olhos possuem pele nua cor-de-rosa ou vermelho-clara.


As vocalizações são variadas, eles a utilizam quando encontram comida e para manter o grupo unido.

Formam grandes grupos sociais (mais de 30 indivíduos) que ocupam preferencialmente os níveis superiores do dossel e nas árvores emergentes. São caçados para alimento e para se transformarem em xerimbabo (animal de estimação) pelos índios.


Alimentação

O macaco aranha alimenta-se dos frutos das árvores tropicais. Alguns cientistas associam a sua dieta frugívora ao padrão "desinquieto" de seu comportamento contrastando-se com espécies que se alimentam de folhas feito o macaco-barrigudo (Lagothrix lagotricha).

Reprodução Os indivíduos desse gênero possuem maturação sexual tardia e reproduzem-se vagarosamente, nascendo um filhote a cada 2 / 3 anos, além que a gestação demora aproximadamente 7 meses, nascendo um filhote, com 340 gramas.

Habitat e Distribuição Geográfica

Floresta Amazônica - Florestas altas, chuvosas, inundáveis ou em terra firme.


É encontrado nos estados de Amazonas, Pará, Amapá e Mato Grosso.

0 comentários: