Carcaju



Reino: Animalia
Filo:
Chordata
Classe:
Mammalia
Ordem:
Carnivora
Família:
Mustelidae
Género:
Gulo
Espécies:
G. gulo
Nome científico:
Gulo gulo


Descrição
O
glutão ou carcaju (Gulo gulo) é um mamífero da família dos Mustelidae, ordem Carnivora.
O carcaju é um animal onívoro, com uma componente importante de carne na sua dieta. Exteriormente assemelha-se a um pequeno urso com cauda. Tem focinho e pescoço curto e orelhas pequenas e arredondadas.

A pelagem é castanha fulva e negra, muito densa, impermeável e resistente ao frio. O carcaju pesa até 30 kg e mede em média 70 a 110 cm de comprimento, excluindo a cauda que chega aos 20 cm.
O carcaju é um animal tímido em relação ao homem, mas extremamente corajoso e agressivo nas relações com outros animais selvagens.

Os carcajus atacam animais presos em armadilhas e são conhecidos casos em que roubaram presas a matilhas de lobos e até a ursos polares.

Os glutões podem viver até aos 13 anos.


Alimentação

Carcajus comem ovos de pássaro, frutas vermelhas, e qualquer animal que consigam matar. Não havendo comida disponível, podem se alimentar da carcaça de animais mortos, e são capazes de roubar a isca de armadilhas deixadas por caçadores.


Ameaças

Embora tenham sido bastante numerosos no passado, o carcaju tornou-se um animal raro devido ao excesso de caça, movida por sua pele e também porque alguns o consideram uma praga.


Reprodução

A época de reprodução decorre durante o verão, mas a implantação dos embriões no útero é atrasada até ao início do Inverno.
A gestação só é bem sucedida se a fêmea tiver acesso a uma fonte abundante de alimentos.

As crias nascem na Primavera em ninhadas de 3 ou 4 e desenvolvem-se muito rapidamente. Ao fim de um ano, os juvenis adquirem o tamanho adulto e a maturidade sexual.


Habitat e Distribuição Geográfica

O carcaju é encontrado em florestas e e planícies abertas, desde o norte do Círculo Ártico até a fronteira entre Estados Unidos e Canadá.

Também aparece nas montanhas de Sierra Nevada, na Califórnia (EUA). É um animal noturno que nunca hiberna. Apesar de seus movimentos parecerem desajeitados, o carcaju pode se deslocar com muita rapidez.

0 comentários: