Macaco-prego






Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe:
Mammalia
Ordem: Primates
Família: Cebidae
Género:
Cebus
Espécie:
C. apella
Nome científico: Cebus apella


Descrição
Cebus (do grego kébos, macaco de cauda longa) é um gênero de macacos do Novo Mundo, pertencente à família Cebidae, que compreende as espécies designadas vulgarmente como 'macacos-pregos' (espécies com
topete) e 'cairara' (espécies sem topete). Os membros deste gênero são encontrados na América Central e América do Sul.

São macacos de tamanho médio, robustos, que apresentam moderado dimorfismo sexual, podendo atingir os 30 a 56 cm de comprimento (com cauda que pode chegar a ser do mesmo comprimento do corpo) e pesar de 2,5 a 5 kg. A coloração da pelagem do corpo varia muito entre as espécies e mesmo dentro delas, variando desde amarelo-claro até o marrom-escuro. As extremidades (membros e cauda) são sempre mais escuras. Quando jovens, a coloração do pelo pode ser um pouco mais clara.

São quadrúpedes arbóreos na maior parte do tempo, mas descem ao solo frequentemente em vegetações mais abertas. Usam a cauda semi-preênsil como auxiliar na sua movimentação.

Vivem em grupos que podem ter mais de 50 indivíduos, mas em geral os grupos tem entre 20 e 30 macacos.

Os macacos-prego são considerados os primatas mais inteligentes das Américas. É o único primata neotropical que, frequentemente, utiliza ferramentas em ambiente natural. As ferramentas mais comuns são pedras utilizadas para quebra de frutos encapsulados (cocos). Também utilizam varetas para capturar larvas de insetos e mel de ocos de árvores e pedras para cavar o solo em busca de raízes comestíveis.

Existem relatos de que são capturados por tipo de gavião chamado gavião-pega-macaco ou uiraçu-falso (Morphnus guianensis). Outros tipos de predadores são: cobras da família da jiboia, águias como a harpia e alguns felinos de porte maior que ele.


Alimentação

Alimentam-se de frutos, nozes, sementes, flores, insetos, ovos e pequenos vertebrados.


Reprodução

Ocorre uma vez ao ano, com uma única cria (gêmeos são raros), cujo período de gestação é de cerca de 5,5 meses.

Os filhotes têm peso de cerca de 260g. Os machos atingem a maturidade sexual com cerca de 5 anos, e as fêmeas com 4 anos.


Conservação

Essa espécie ainda não está ameaçada, devido a sua grande extensão de ocorrência e seu comportamento altamente adaptável a diversos ambientes.

Distribuição Geográfica e Habitat

Vivem em uma grande variedade de biomas, desde a Caatinga e o Cerrado, até a Mata Atlântica e a Floresta Amazônica. Nos ambientes mais fechados são arborícolas, mas no Cerrado e na Caatinga, descem frequentemente ao solo.
A maior parte da distribuição da espécie ocorre no Brasil, do litoral do nordeste ao centro-oeste do país, mas podem ocorrer nas florestas da Bolívia também.

0 comentários: