13 fevereiro, 2010
Avestruz do Norte da África
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Struthioniformes
Família: Struthionidae
Género: Struthio
Espécie: S. camelus
Nome científico: Struthio camelus
Outros nomes: Avestruz de pescoço vermelho.
Distribuição
Esta espécie pode ser encontrada em África, na zona subsaariana entre linha do Equador e o Trópico de Caranguejo, desde a Costa Ocidental do continente até à Costa Oriental
Alimentação
As avestruzes são omnívoras, alimentando-se principalmente de ervas e capim. Os pequenos insectos também fazem parte do menu desta espécie, principalmente as formigas e os gafanhotos, que podem ser encontrados com muita frequência nesta zona do continente.
Estado de conservação
Pouco preocupante, o número de aves desta espécie tem-se mantido estável e, em algumas zonas, até aumentou ligeiramente. Estas aves vivem normalmente em grupos que têm entre 3 e 5 elementos.
Reprodução
O macho faz um ninho no chão onde as várias fêmeas do seu harém põem os ovos, cerca de 15 cada uma. Terminada a postura, os ovos são chocados pelo macho durante a noite e pelas fêmeas no período diurno, durante cerca de 42 dias - o dobro das galinhas, por exemplo. Os ovos desta espécie podem pesar até 1,5 kg e medir 15 cm.
Tamanho
As avestruzes medem entre 1,8 e 2,5 metros e pesar 130 kg, são as maiores aves existentes no planeta. Não voam, mas correm a grande velocidade, podendo atingir um pouco mais que 60 km/h.
Longevidade
Esta ave tem uma esperança de vida que ronda os 60 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário