12 junho, 2010
Sapo-dourado
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Amphibia
Ordem: Anura
Família: Bufonidae
Género: Bufo
Espécie: B. periglenes
Nome científico: Bufo periglenes
O sapo-dourado ou sapo-de-monteverde (Bufo periglenes), habitou alguns locais de bosques de Monteverde, na Costa Rica, na América Central.
Os machos da espécie tinham um comprimento rostro-anal de aproximadamente 39-48 mm e as fêmeas tinham um comprimento rostro-anal de 42 - 56 mm.
Está classificado pela IUCN como extinta. Desde 1989 não se avistou mais nenhum indivíduo desta espécie. A espécie, que foi descoberta em 1960, só foi avistada numa pequena região de grande altitude, de bosque, em Monteverde, numa área de aproximadamente 10 km². A extinção do sapo-dourado é citada como exemplo do declínio das populações de anfíbios. Entre as causas para a sua extinção são apontadas as mudanças climática devido ao aquecimento global.
O primeiro registro do sapo-dourado foi feito pelo biólogo Jay Savage em 1966, e o último avistamento da espécie foi feita em 1989. O sapo, reconhecido pela sua coloração brilhante dourado-laranja, foi nativo de florestas tropicais que circundam Monteverde, Costa Rica.
Sua extinção simboliza um grande declínio nos números de anfíbios em todo o mundo nas últimas décadas, o que provavelmente foi causado pelo aquecimento global e mudanças climáticas. Na verdade, o famoso biólogo australiano Tim Flannery tem descrito a extinção do sapo-dourado de ser a primeira extinção de uma espécie devido principalmente ao aquecimento global.
No entanto, a população de sapos caiu drasticamente desde a sua descoberta em 1967 de vários milhares se reunião para a acasalamento em 1987 para apenas 10 em 1988, nenhum dos quais eram adultos e aptos à reprodução. Em 1989, apenas um único sapo macho, buscando uma companheira, foi observado. Este indivíduo pode ter sido o ultimo sapo dourado na Terra, depois disto nenhum sapo dourado foi visto desde então.
O desaparecimento do sapo dourado é de particular importância já que seu habitat está em uma reserva nacional.
Discordo,pois no Parque Natural Municipal "Francisco Affonso de Mello" já foram visto muitos.
ResponderExcluirè outra espécie com certeza, pois essa especie é ou era só encontrada nas florestas da costa Rica era endemico de lá não sendo visto em nenhum outro local do mundo.
ResponderExcluir