07 agosto, 2010

Jacutinga




Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem:
Galliformes
Família: Cracidae
Género:
Aburria
Espécie: A. jacutinga
Nome científico: Aburria jacutinga


Descrição
A Jacutinga (Pipile jacutinga), é uma ave da família dos cracídeos de ocorrência na Mata Atlântica no Brasil, mede cerca de 75 cm, pesa entre 1,1 a 1,4 kg. Esta espécie gosta de ciscar o chão para comer insetos.

Essa ave efetua migrações altitudinais, acompanhando a frutificação de diversas árvores da floresta, principalmente as dos palmiteiros; sendo que, a exploração predatória dessa palmeira, cujos frutos são um dos principais alimentos da Jacutinga, também tem contribuido para a sua decadência populacional.


Vive em grupos de tamanhos variáveis. Galliforme da família Cracidae, ela caracteriza-se por possuir uma plumagem incomum e brilhante, normalmente negra com manchas brancas nas asas. Já na base do bico, a cor é azulada.


Alimentação
Alimenta-se essencialmente de insetos, mas também gosta de frutos, principalmente os do palmito e os coquinhos da palmeira juçara.

Reprodução
Ela faz seu ninho nas forquilhas dos galhos mais altos e protegidos. Põe, em média, 3 ovos brancos, levando 28 dias para o nascimento dos filhotes.

Ameaças
Ameaçada de extinção. O desmatamento e a caça predatória, reduziram drasticamente as suas populações, sendo atualmente uma espécie em vias de extinção. Diversos programas de reprodução em cativeiro têm sido bem sucedidos, com a reintrodução sistemática dessas aves na natureza.

Distribuição Geográfica e Habitat
Ocorria em toda Mata Atlântica no Brasil, sendo até as décadas de 1950 e 1960, relativamente comum nesse habitat.
Hoje limita-se a áreas protegidas de Mata Atlântica, como o Parque Estadual de Carlos Botelho, no Estado de São Paulo. Mas antes era encontrada do Sul da Bahia até o Rio Grande do Sul, norte da Argentina e Paraguai, vivendo na Mata Atlântica em partes de Florestas primárias densas, à altura da copa e do estrato médio, principalmente em locais abundantes em palmitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário