28 agosto, 2010
Urso Formigueiro
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Tubulidentata
Família: Orycteropodidae
Género: Orycteropus
Espécie: O. afer
Nome científico: Orycteropus afer
Outros Nomes: Aardvark, jimbo, porco-da-terra, porco-formigueiro, timba, timbo, orictéropo, oricteropo ou oricterope
Descrição
Orycteropus afer é um mamífero africano, o único representante vivo da ordem Tubulidentata, da família Orycteropodidae e do seu género. Este animal distribui-se por todas as as planícies e savanas do sul de África.
O nome aardvark, pelo que é conhecido em vários países, significa "porco-da-terra" em africânder (aarde, "terra", e vark, "porco"), mas este animal não está relacionado com a família Suidae.
É um animal de médio porte que pode pesar entre 40 a 100 kg e pode alcançar 2,2 metros de comprimento, quando sua cauda que pode ser até 70 centímetros. Tem uma pele espessa e de cor amarelada a acastanhada, revestida por poucos pelos, e orelhas compridas e bicudas. A dentição do oricterope é única na classe dos mamíferos e o motivo pelo qual são classificados numa ordem à parte.
O adulto tem 20 dentes constituidos por dentina e com uma cavidade tubular. Os dentes não são revestidos e desgastam-se; para compensar os dentes crescem continuamente. A língua, vermiforme, tem uma superfície pegajosa e pode chegar a ter 30 centímetros.
Ursos formigueiros podem viver até aos 24 anos em cativeiro e viver até aos 18 anos em estado selvagem.
Os porco-formigueiros não têm importância económica para o homem mas foram ocasionalmente caçados como fonte de alimento. Graças à sua preferência alimentar por térmitas, são um controlo importante nas populações destes insectos sendo os buracos que escavam em busca de alimento utilizados por diversas espécies como refúgio.
Alimentação
Os Ursos-formigueiros consomem ocasionalmente outros insectos, pequenos roedores e frutos mas a sua alimentação base é composta de térmitas e formigas.
Para comerem estes insectos e como protecção contra predadores, os orictéropos desenvolveram uma capacidade excelente para escavar buracos e túneis no subsolo e podem enterrar-se completamente no solo em menos de um minuto.
Reprodução
São animais noturnos e solitários que não mantêm territórios, deslocando-se com frequência dentro do seu habitat em busca de fontes de alimento.
Apenas fémeas mantêm morada fixa e mesmo assim só durante a época de reprodução, que varia de acordo com a latitude em que vivem. A gestação dura em média 7 meses e resulta numa única cria, embora tenham sido registados nascimentos de gémeos.
As crias nascem dentro de tocas e mantêm-se escondidas por várias semanas. Aos seis meses, o oricterope começa a alimentar-se sozinho e a maturidade sexual é atingida aos dois anos.
Predadores
Os principais predadores são leões, leopardos, cães de caça e as pítons. Eles podem cavar rapidamente ou correr em zigue-zague para evitar os inimigos, mas se tudo falhar, eles vão atacar com suas garras, cauda e ombros, às vezes lançando sobre as costas em forma de chicote.
A pele grossa protege também eles, em certa medida.
Habitat e Distribuição Geográfica
São encontrados em toda a África subsaariana, com exceção para o Ocidente e as regiões de floresta tropical Central.
Ocupam pastagens e habitats de savana na África sub-saariana, preferindo áreas que têm uma grande abundância de formigas e cupins durante todo o ano. A localização de sua cova pode ser diferente de onde se alimentam, caso em que andam entre os dois locais durante a noite. Eles raramente são encontrados em áreas que têm solo duro compacto, áreas rochosas ou áreas que inundam com freqüência.
Eles costumam viver em buracos temporários que estão a poucos metros de comprimento, mas também podem viver em tocas complexa e intrincada, que pode ter oito ou mais entradas e se estendem até 6 metros de profundidade e as entradas são muitas vezes ligados com um respiradouro na parte superior esquerda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário