18 setembro, 2010

Araçari-castanho




Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem:
Piciformes
Família: Ramphastidae
Género: Pteroglossus
Espécie: P. castanotis
Nome científico: Pteroglossus castanotis


Descrição
O araçari-castanho (Pteroglossus castanotis) é uma espécie de ave da família Ramphastidae. Ocorre da Colômbia ao Paraguai e no Brasil centro-meridional. Tais aves medem cerca de 43 cm de comprimento, com um grande bico multicolor, bochechas, garganta e nuca castanhas, barriga com faixa vermelha alargada dos lados.

Outra característica do araçari-castanho também é singular e o assemelha a um velho conhecido das matas brasileiras - o tucano - em função de seu enorme bico. Apesar de forte e grande, ele é muito delicado e trabalha com destreza até com pequenos frutos, seu principal alimento.


Uma curiosidade sobre ele diz respeito a seus banhos, feitos em bromélias, no alto das árvores.


Alimentação

Alimentam-se principalmente de frutos, o que os coloca como grandes dispersores de sementes e, algumas vezes, de flores e também de insetos e filhotes de outras aves, além de ovos.


Reprodução

Nidificam em ocos de árvores, sendo que a reprodução ocorre entre a primavera e o verão. Em geral, choca 2 ovos.


Habitat e distribuição Geográfica

Mata alta, sobretudo nas copas, como a maioria de seus congêneres e tucanos, e ao longo de rios margeados por mata de galeria.

Frequenta ainda matas de várzea e de terra firme, buritizais, cerrados, matas secas, ilhas fluviais, capoeiras e plantações, ocorrendo da Colômbia à Bolívia e ao Paraguai e no centro-meridional do Brasil, especialmente no Pantanal do Mato Grosso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário