30 setembro, 2010
Gorila-das-montanhas
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Primates
Família: Hominidae
Género: Gorilla
Espécie: G. beringei
Nome científico: Gorilla beringei
Outros nomes: Gorila-do-oriente
Descrição
O gorila-do-oriente (Gorilla beringei) é uma espécie do género Gorila. Esta espécie se subdivide em duas subespécies: Gorilla beringei graueri, mais numeroso, com 16.000 indivíduos; e Gorilla beringei beringei, do qual restam apenas 700 indivíduos.
O gorila-do-oriente é o maior hominídeo atualmente vivente, com uma longa cabeça, peito largo e longos braços. Possui um nariz achatado com narinas amplas. A face, mãos, pés e peito são desprovidos de pêlos, os quais são negros nas partes existentes (exceto no lombo, cujos pêlos são acinzentados). Os pêlos tornam-se completamente acinzentados com o envelhecimento.
Os machos são muito maiores do que as fêmeas, podendo pesar mais de 220 kg. O maior gorila-do-oriente registrado foi um indivíduo macho com 1,94 m em Kivu (República Democrática do Congo) em maio de 1983, enquanto que o mais pesado foi regirstrado em Ambam (Camarões) e pesava 266 kg.
A espécie vive em pequenos grupos, contendo mais de 40 indivíduos. Um grupo é liderado pelo macho dominante, de costas acinzentadas, algumas fêmeas e sua prole. Esta espécie de gorila não é territorial e a área de determinado grupo de gorilas geralmente se sobrepõe a de outros grupos.
É diurno e herbívoro. Sua dieta consiste principalmente de frutos e folhas. A maior parte de seu tempo é gasto com a busca de alimento ou descansando. Ao chegarem na maturidade, os machos vão lentamente abandonando o grupo, geralmente unindo-se a um grupo de outros machos por alguns anos, antes de serem capazes de atraírem várias fêmeas para formarem um novo grupo.
Subéspécies
Gorilla beringei graueri é uma das duas subespécies da espécie Gorilla beringei (gorila-do-oriente), atualmente encontrada apenas nas florestas do leste da República Democrática do Congo.
Esta espécie é mais robusta do que o Gorilla gorilla gorilla, apresenta dentes mais largos, uma mandíbula mais reforçada e um torso mais amplo. Como em outras espécies de gorilas, o lombo do macho torna-se prateado com a chegada da maturidade. É o maior primata atualmente vivente, sendo que o macho pode chegar a pesar 225 kg e medir 1,83 m em liberdade, podendo atingir maiores dimensões quando em cativeiro.
Os gorilas-de-montanha (Gorilla beringei beringei) habitam as florestas montanhosas do Albertine Rift, existendo entre os 2.225 até aos 4.267 m. Os gorilas-do-ocidente (Gorilla beringei graueri) moram em florestas densas e pântanos das terras baixas e marisma até ao nível do mar.
Alimentação
Este gorila é predominantemente herbívoro e sobretudo folívoro. É conhecido por comer poucas folhas de uma planta, permitindo que ela volte a crescer. Também come frutos, sementes, brotos de bambu e insectos.
Reprodução
Após um período de oito meses e meio, a fêmea dá a luz a um filhote, raramente dois. O período de lactância dura 12 meses. O filhote engatinha por volta dos 9 meses e começa a andar a partir de 35 semanas de vida. Não se separa da mãe até aproximadamente 3 ou 4 anos e a maturidade sexual é atingida aos 11 ou 12 anos de idade.
e Distribuição Geográfica
Os gorilas vivem na zona equatorial da África, e as duas espécies estão separadas por 750 km de distância. o gorila-oriental habita uma zona restrita com cerca de 112.000 km² que compreende a extremidade oriental da República Democrática do Congo, da Uganda e Ruanda.
Vive nas terras baixas e montanhas de florestas úmidas e florestas subalpinas do leste da República Democrática do Congo, sudoeste de Uganda e Ruanda, dentro do triângulo entre o Rio Lualaba, Lago Eduardo e Lago Tanganica. Prefere florestas com um substrato denso de plantas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário