Pelicano-branco



Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem:
Pelecaniformes
Família: Pelecanidae
Género: Pelecanus
Espécie: P. onocrotalus
Nome científico: Pelecanus onocrotalus

Descrição
O pelicano-branco ou pelicano-comum (Pelecanus onocrotalus) é uma espécie de pelicano distribuida pelo sudeste da Europa e Ásia. A sua plumagem é característicamente branca. Uma das maiores colónias da espécie é o delta do Rio Danúbio. Mede cerca de 1,6 metros de comprimento e atinge 2,8 metros de envergadura e com massa de 10 kg.

Os machos são maiores que as fêmeas, e tem um bico longo, que cresce em um arco para baixo, ao contrário do curta, bico reto da fêmea.


A “bolsa” formada pela pele extensível sob o bico tem outro objetivo: apanhar os peixes de sua alimentação, servindo como uma espécie de “rede de pesca” quando o pelicano mergulha atrás de um cardume. Mas, de vez em quando, ela serve como “transporte” de peixes de um lugar a outro.
Outra utilidade da bolsa é oferecer alimento aos filhotes de forma mais fácil.

Os filhotes recebem alimento semi-digerido pelos pais, e, como mesmo os recém nascidos possuem um longo bico, teriam dificuldade em pegá-lo no fundo da garganta dos pais, como fazem as outras aves marinhas.

Em cativeiro podem viver aproximadamente 40 a 52 anos.


Alimentação

A dieta do Pelicano consiste principalmente de peixes . Cada um pelicano precisa de cerca de 1,4 kg de peixe por dia.
Isso corresponde a cerca de 28 milhões de quilos de peixe consumidos em cada ano a maior colónia de pelicanos brancos, na Tanzânia 's Lake Rukwa , com quase 75 mil aves.

Pelicanos não se restringem aos peixes, no entanto, e muitas vezes são forrageadores oportunistas. Em algumas situações eles comem os filhotes de outros pássaros, com um caso bem documentado na costa sudoeste da África do Sul.


Reprodução

O ano todo na África, na Índia iniciam o período reprodutivo entre fevereiro e abril, na primavera reproduzem-se das zonas temperadas do leste Europeu até o oeste da Mongólia, na África. Fazem ninhos nos chão, normalmente em grande colônias; o ninho é normalmente composto por pilhas de junco e galhos.
Põem de 1 a 3 ovos, sendo que a incubação ocorre de 29 a 36 dias. Atinge a maturidade sexual entre 3 e 4 anos.


Habitat e Distribuição Geográfica

Na Eurásia ficam em águas frescas ou paradas de lagos, deltas, lagoas, requerem lugares amplos para reprodução. Na África ficam em águas frescas ou alcalinas de lagos ou mar.


Migram no inverno do noroeste da África e Iraque até norte da Índia. Reside na África, sul do Saara até Noroeste da Índia e Sul do Vietnã.


0 comentários: