27 novembro, 2010

Tatu-galinha



Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe:
Mammalia
Ordem: Cingulata
Família: Dasypodidae
Género: Dasypus
Espécie: D. novemcinctus
Nome científico: Dasypus novemcinctus


Descrição
O
tatu-galinha (Dasypus novemcinctus) é um tatu que possui carapaça quase inteiramente nua, bastante convexa e lateralmente comprimida, ger. com oito cintas de placas móveis, cabeça alongada, olhos pequenos, orelhas grandes, cauda comprida, cônica e de ponta fina.

Também é conhecido pelos nomes de tatu-de-folha, tatuetê, tatu-veado e tatu-verdadeiro.
Uma característica curiosa distingue o tatu-galinha das outras espécies: a fêmea sempre dá a luz quatro filhotes do mesmo sexo. Este fenômeno recebe a denominação científica de poliembrionia. O nome "galinha" vem do fato do Dasypus possuir pelos parecidos com penas em suas patas.

Ele pode chegar a 80 cm quando adulto e possui um casco conhecido como casco blindado que o protege contra os predadores.
Atravessa cursos de água não muito largos sem respirar, com facilidade, caminhando tranquilamente sobre o fundo.
Se o rio é muito largo, enche os pulmões e os intestinos de ar e nada semi-imerso, apenas com a extremidade do focinho fora da água. Este é um animal muito caçado pelo homem, o que vem reduzindo as populações em alguns locais em ritmo bastante sério.


Costuma construir sua toca perto de árvores e arbustos, espertamente com várias entradas. Por outro lado, na época das chuvas, sofre com a lama e o alagamento completo de sua "casa".


Alimentação

Embora seja considerado herbívoro, ele também se alimenta de pequenos insetos, carniça e ovos.


Reprodução

Procriam apenas uma vez ao ano. Cada gestação leva cerca de 120 dias. Em geral, nascem 4 filhotes, que permanecem com a mãe por dois meses. O ninho fica no fundo da toca e é forrado por folhas e gramíneas. A maturidade sexual acontece só após 1 ano de vida.


Habitat e Distribuição Geográfica

Habita Cerrados, caatingas e florestas desde dos Estados Unidos ao Norte da Argentina e Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário