18 dezembro, 2010
Tarpon
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Actinopterygii
Ordem: Elopiformes
Família: Megalopidae
Género: Megalops
Espécie: M. atlanticus
Nome científico: Megalops atlanticus
Descrição
Tarpon é uma espécie costeira, com distribuição pelos estados da região norte e nordeste, habitando os canais de mangue (areias de baixa salinidade) e costa em geral. Os exemplares menores vivem em grandes cardumes, ao passo que os maiores em pares ou solitários. Existem registros de exemplares com mais de 100 kg.
No Amapá é chamado de Pirapema. O Tarpon, também conhecido como Pirapema, Pema, Camarupim e Tarpão é um peixe de escamas prateadas grandes, de corpo alongado e achatado lateralmente.
A boca é grande e ossificada, com a mandíbula proeminente. A espécie apresenta respiração aérea, o que lhe permite sobreviver em águas estagnadas, com pouco oxigênio.
Um exemplar adulto pode chegar a 2,5 metros e pesar 150 kg. Um dos peixes mais procurados na costa pelos pescadores esportivos, pela disposição do Tarpon, arranque e saltos espetaculares fora da água.
Alimentação
Os adultos alimentam de peixes, camarões, siris e caranguejos. Os jovens preferem insetos, moluscos, algas e pequenos peixes.
Reprodução
Na fase de procriação, formam grandes cardumes e migram para águas abertas. Os ovos são dispersos em mar aberto e a larva ao atingir cerca 3 cm retorna as águas rasas em mangues e estuários, onde se transforma em peixinho.
Habitat e Distribuição Geográfica
Atlântico tropical, sendo que nas costas americanas ocorre desde a Nova Inglaterra, em verões longos e quentes, Golfo do México e Caribe até o norte da Argentina onde é mais raro. No Brasil, a costa das regiões norte e nordeste são mais abundantes.
São animais que vivem em águas costeiras, ocorrem em quase todos ambientes desde a superfície até 15 metros de profundidade, isso inclui mangues, estuários, lagoas salobras e água doce de rios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário