Rã Atelopus


Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe:
Amphibia
Ordem: Anura
Família: Bufonidae
Gênero: Atelopus
Espécie:
A. varius
Nome científico: Atelopus varius


Descrição
A rã Atelopus (Atelopus varius) é conhecida por muitos nomes, como rã palhaço ou Harlequin da Costa Rica. É uma rã neo-tropical que já teve ampla difusão em toda a Costa Rica e Panamá. A espécie está listada como criticamente em perigo e atualmente encontram-se alguns exemplares principalmente no Panamá.
Existem muitos fatores que levaram ao desaparecimento da espécie, incluindo mudanças na qualidade do ar, temperatura, precipitação, padrões de fluxo de água, a disseminação de um fungo mortal.


Há apenas um predador conhecida da espécie, que é a mosca parasitária sarcofagídeas, que prejudica a rã colocando suas larvas na superfície das pernas da rã. A larva, em seguida, adentra o corpo da rã e a come de dentro para fora.


A rã Atelopus está criticamente ameaçada, mas ainda há esperança para a espécie. Em 2007, foi encontrado um casal de um nova espécie, embora eles foram encontrados em número limitado. Esta nova espécie de rã possui cores diferentes do que eram antes visto e realmente provou ser emocionante a sua descoberta para os grupos científicos e conservacionistas. Isso mostra que, embora tenha havido um declínio na espécie, pode haver esperança para ele ainda voltar à sua antiga glória.

Apenas uma observação cuidadosa, proteção e cuidados dessa espécie vão permitir que ele seja preservada no futuro próximo.


Alimentação
A dieta da rã Atelopus é principalmente de pequenos artrópodes, que podem ser encontrados em abundância durante a estação seca, mas as rãs são hábeis em encontrar fontes de alimento durante cada época do ano.

Na verdade, as rãs costumam ficar no mesmo lugar por longos períodos de tempo. Elas não têm motivo real para se mover porque as suas cores brilhantes geralmente são um sinal para outras criaturas que são tóxicas e não devem ser comida.


Habitat e Distribuição Geográfica

A rã Atelopus historicamente foi encontrada nas encostas do Pacífico e Atlântico e na Serra da Cordilheira de Tilaran na Costa Rica e Panamá ocidental, embora isso já não seja o caso hoje. As espécies gostavam de viver nas áreas pré-Montana e Submontana, além de áreas de várzea que se encontravam junto a córregos rochosos em áreas montanhosas de altitudes que variavam de seis a 2.000 metros acima do nível do mar.

Hoje, a espécie só é localizada em uma área de várzea que está localizado ao longo de um córrego afluente e em um intervalo costeira na Costa Rica. Muitos pensam que elas passam muito tempo na água, mas a rã Atelopus só entra na água durante as épocas de reprodução.

0 comentários: