17 março, 2011
Urso-negro
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Ursidae
Género: Ursus
Espécie: U. americanus
Nome científico: Ursus americanus
Descrição
O urso-negro (Ursus americanus) é um urso norte-americano, encontrado do Alasca ao Norte do México. Pode chegar a até 1,8 m de comprimento e 270 kg. Possui a pelagem geralmente de cor negra, chocolate ou canela. Algumas subespécies estão ameaçadas de extinção. Desde pequeno, o urso-negro tem grande habilidade para subir em árvores e montanhas.
É principalmente um habitante da floresta, mas sua pelagem espessa permitiu que se dispersasse para o norte até os limites da tundra. No inverno, hiberna em uma toca, geralmente um oco sob uma árvore caída, dentro de um tronco toco ou em uma toca abandonada.
O urso-negro costuma se alimentar com frutos silvestres no outono, a fim de acumular gordura para hibernar. Logo ele procura um abrigo adequado à hibernação, durante a qual a temperatura do corpo, os batimentos cardíacos e a taxa respiratória diminuem para poupar energia.
A esperança média de vida na natureza é de 18 anos. A idade do registro de um espécime selvagem foi de 31 anos, enquanto que em cativeiro é de 44 anos.
Alimentação
A aparência do urso-negro é a de um animal grande e feroz, no entanto, 70% de sua dieta consiste de material vegetal - frutos, nozes, gramíneas, raízes e seiva de árvores. Também se alimenta de carne, principalmente de camundongos e peixes.
Gosta de vasculhar os depósitos de resíduos do homem.
Reprodução
As fêmeas costumam produzir suas primeira ninhada na idade de 3-5 anos. O período de reprodução ocorre normalmente no período de junho-julho, apesar de que pode se estender a agosto, em escala da espécie do norte.
O período de reprodução tem a duração de 2-3 semanas. O período de gestação dura 235 dias, e ninhadas nascem normalmente no final de janeiro a início de fevereiro. As ninhadas consistem geralmente de dois filhotes.
Ao nascer, os filhotes pesam 10-16 gramas, e mede 8 centímetros de comprimento.
Habitat e Distribuição Geográfica
É encontrado do Alasca ao Norte do México, se distribuindo por quase todo continente norte-americano, habitam áreas florestais em grande parte, mas deixe as florestas em busca de alimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário