04 junho, 2011
Cobra-verde
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Squamata
Família: Colubridae
Género: Philodryas
Espécie: P. olfersii
Nome científico: Philodryas olfersii
Descrição
A cobra-verde (Philodryas olfersii) é uma espécie sul-amerciana de serpente da família dos colubrídeos.
A Philodryas olfersii é uma espécie de cobra verde venenosa. Sua dentição é opistóglifa (na maxila superior há um dente posterior com sulco, por onde escorre o veneno).
Seu peso está entre 100 a 250 gramas; o comprimento médio, entre 0,5 a 1 metro; a cauda mede entre 15 a 30% do seu comprimento total, possuindo o corpo verde, de ventre mais claro que o dorso. Passa a maior parte do tempo nas árvores e arbustos, mas também tem hábito terrícola.
Suas defesas são dar botes (incluindo mordida, injeção de veneno e golpes com a cabeça) e soltar uma descarga cloacal (expulsão de fezes e de outras substâncias). Possui atividade diurna.
É aparentemente agressiva, abrindo amplamente a sua boca quando intimidada. Normalmente foge rapidamente pela vegetação quando perturbada. Muitas pessoas acham que esta espécie é inofensiva.
Esta espécie possui o veneno 4 vezes mais tóxico que o da jararaca. Mas, por possuir dentição opistóglifa (o dente de veneno fica situado no fundo da boca) não é considerada venenosa. As serpentes deste tipo de dentição (Opistoglifodonte) como raramente injetam o veneno são consideradas não-peçonhentas.
São muito ágeis, tanto sobre a terra como nas árvores. Muito tímida.
Alimentação
Pequenos insetos, pequenos roedores, anfíbios, pequenas aves e lagartos.
Reprodução
Ovípara, coloca entre 15 e 18 ovos com o nascimento no início da estação chuvosa.
Habitat e Distribuição Geográfica
Associadas a ambientes florestais, áreas abertas contíguas e cerrados.
Se distribui desde a Argentina, Brasil, Colômbia, Guiana Francesa, Paraguai, Peru e Uruguai. No Brasil ocorre na região sul, sudeste e centro-oeste.
Seu blog esta muito legal! continue assim!
ResponderExcluirGrandes Predadores!
www.grandespredadores.blogspot.com