Leão Marinho

A imagem “http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/animais/imagens/leao-marinho.jpg” contém erros e não pode ser exibida.



Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnívora
Família: Pinnipedia
Género: Otaria
Espécie: O. byronia
Nome científico: Otaria byronia
Nome em inglês: Southern sea Lion ou South American sea Lion.


Descrição
Os machos chegam a medir 2,40m de comprimento e pesar em média 350kg, enquanto as fêmeas podem alcançar 1,80m e pesar cerca de 150kg. Podem viver aproximadamente 30 anos, podendo ultrapassar essa idade em cativeiro.

É o único membro do género Otaria. Seu nome científico foi objeto de controvérsia, com alguns taxonomistas referindo a ele como Otaria flavescens e outros referindo a ele como byronia Otaria. O primeiro finalmente venceu.

Localmente, é conhecido por vários nomes, embora as mais comuns são "Lobo Marinho" (lobo do mar) e "Leão Marinho" (leão-marinho).
O leão-marinho sul-americano é, talvez, o leão-marinho arquetípica na aparência. Os machos têm uma cabeça muito grande, com uma juba bem desenvolvido

Alimentação

Alimentam-se principalmente de peixes, crustáceos, cefalópodes (polvo e lula), aves (incluindo pingüins) e até mesmo lobos marinhos jovens. Desenvolveram a estratégia de caçar em grupo, o que aumenta a chance de captura dos peixes.

No Zoológico de São Paulo existem leões-marinhos, que são treinados para facilitar seu manejo. Sua dieta é composta por sardinha, merluza, pescada, manjuba e corvina, sendo que os machos adultos consomem diariamente 14kg e fêmeas 9kg.

Reprodução
O acasalamento ocorre entre agosto e dezembro, e os filhotes nascem entre dezembro e fevereiro. Os grupos de reprodução podem ser compostos por até 18 fêmeas com um ou vários machos. Os machos mantém as fêmeas em seus territórios e impedem que eles saiam até o acasalamento.

O número de brigas entre os machos depende do número de fêmeas no cio.
As mães leão-marinho tem uma rotina de fazer viagens de volta ao mar para a alimentação e voltar para dar de mamar os filhotes.

Filhotes entram pela primeira vez na água a cerca de 4 semanas e são desmamados com cerca de 12 meses. Isto é normalmente quando a mãe dá a luz a um filhote novo.
Os filhotes nascem com aproximadamente 12 kg e permanecem durante um ano ao lado da mãe.

Distribuição Geográfica e Habitat

Animais muito carismáticos e inteligentes, os leões marinhos podem ser encontrados desde o litoral sul do Brasil, Uruguai, Argentina e Chile, até as praias rochosas do Peru, incluindo as ilhas que ocorrem no meio deste percurso.

Mesmo com machos se distanciando bastante das colônias após a época do acasalamento, não são considerados animais migratórios.




1 comentários:

Anônimo disse...

Os lobos-marinhos são mamíferos pinípedes pertencentes à família Otariidae que se classificam no género Arctocephalus. Da forma como você escreveu "Localmente, é conhecido por vários nomes, embora as mais comuns são "Lobo Marinho" (lobo do mar) e "Leão Marinho" (leão-marinho).", ficamos com a impressão que o lobo-marinho e o leão-marinho são a mesma espécie de animal.