ONÇA-PARDA

http://www.tpwd.state.tx.us/huntwild/wild/images/mammals/mountainlion1.jpg

A imagem “http://static.flickr.com/81/258837422_aa6e1ccb7b.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

http://cache.eb.com/eb/image?id=93520&rendTypeId=4



Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Felidae
Género: Puma
Espécie: P. concolor
Nome científico: Puma concolor
Outros nomes: Puma, Suçuarana, leão da montanha, cougar, jaguaruna, leão-baio, onça-parda, onça-vermelha.
Nome em inglês: puma, cougar, panther, ou mountain Lion.


Descrição
Nesta espécie o
s machos medem da cabeça a base da cauda de 105 a 196 cm, e a cauda de 66 a 80 cm, pesando de 67 a 103 kg. Já as fêmeas, da cabeça ao final do corpo medem de 96 a 151 cm, com cauda de 53 cm a 80 cm, pesando de 36 a 60 kg. A altura, no ombro, é de cerca de 60 a 70 cm. Geralmente os animais menores vivem em florestas e os maiores em regiões montanhosas, com alterações em peso e coloração. Podem viver de 12 até 20 anos, aproximadamente.

Possuem corpo alongado, a cabeça pequena, pescoço e cauda longa, membros inferiores e posteriores muito fortes, orelhas pequenas, curtas e arredondadas, possui muita agilidade podendo pular cerca de 5,5 m. O nado às vezes é essencial, mas não é preferência, o fazem quando a recompensa vale a pena. Noturnos e diurnos caçam a qualquer hora do dia com uma certa tendência ao horário de crepúsculo ou quando a fome aperta.
Este felino grande e solitário tem a maior escala de distribuição do que qualquer outro mamífero selvagem no hemisfério ocidental, estendendo-se de Yukon no Canadá ao Andes sulinos da América do Sul.

Uma espécie adaptável, a suçuarana é encontrada em qualquer região e tipo de habitat do Novo Mundo. É o segundo felino mais pesado do Novo Mundo, depois da onça-pintada, e o quarto mais pesado do mundo, depois do tigre, leão e onça-pintada, embora seja mais frequentemente relacionada aos pequenos felinos. Alguns cientistas consideram a suçuarana e guepardo como parentes próximos.

Alimentação
Alimentam-s
e em natureza de vários animais, como roedores, ungulados como veados, aves e lagartos. Estima-se que a freqüência com que matam para comer varia de um veado a cada 3 dias para as fêmeas com filhotes e de um veado a cada 16 dias para indivíduos adultos solitários.

Reprodução
Na América do Sul, os nascimentos acontecem entre fevereiro e junho.

O cio dura em torno de 03 a 04 dias com intervalos de 23 dias entre uma e outra, a gestação de 90 a 96 dias com nascimento de 01 a 06 filhotes, há 03 pares de mamilos, nas fêmeas, exatamente o número máximo de filhotes que nasce. Pesam de 200 a 400 g e as manchas desaparecem aos 06 meses. As fêmeas atingem maturidade sexual depois de 2,5 anos e os machos só aos 3 anos.

Distribuição Geográfica e Habitat
A suçuarana habita as regiões Neártica e Neotropical, adaptando-se aos mais diversos tipos de biomas desde a América do Norte, Central e Sul habitando Montanhas, florestas tropicais, cerrados. Prefere áreas florestadas, mas é capaz de viver em ambientes desérticos. Evita áreas urbanas e rurais.


0 comentários: