URSO-DE-ÓCULOS


http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/0/09/Brillenb%C3%A4r.jpg/350px-Brillenb%C3%A4r.jpg

http://www.webciencia.com/14_urso2.jpg



Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe:
Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Ursidae
Género:
Tremarctos
Espécie:
T. ornatus
Nome científico: Tremarctos ornatus
Nome em inglês:
Spectacled bear


Descrição
O urso-de-óculos (Tremarctos ornatus) é o único urso que vive na América do Sul, habitando regiões montanhosas do oeste da Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia.

Este urso tem esse nome devido às manchas, de coloração branca ou bege, em formas de grandes círculos, ou semi-círculos, em volta dos olhos, dando a impressão de serem grandes óculos. Entretanto, é só aparência, pois, na verdade, esses animais possuem uma excelente visão.
Possuem coloração preta ou marrom-escura, com exceção de tais manchas ao redor dos olhos, e manchas na parte baixa do pescoço. Podem medir de 1,20 à 1,80 metros, quando adultos, e o peso varia entre 60 e 62 kg nas fêmeas e entre 140 e 175 kg nos machos.

São animais de hábitos predominantemente noturnos e crepusculares, podendo dormir durante o dia entre raízes largas de árvores, sobre troncos de árvores ou dentro de cavernas. São indivíduos solitários, vivendo tanto no chão quanto em árvores. O período de vida dessa espécie gira em torno de 25 anos, porém, já houve um registro de um indivíduo que viveu quase 39 anos, em cativeiro.


Distribuição Geográfica e Habitat

Nos Andes peruanos já foram encontrados ocupando regiões em diversas altitudes, desde 457 à 3658 metros de elevação. Porém, os habitats preferidos são as florestas úmidas, entre 1900 e 2350 metros de altitude, além de florestas espinhosas costeiras, quando há água disponível. Além disso, também podem habitar pastos de alta altitude.


Alimentação
O urso-de-óculos se alimenta principalmente de plantas da família das bromélias, mas, também, de muitos frutos variados, palmitos, bambu e milho, além de, ocasionalmente, se alimentarem de insetos e pequenos roedores.

São ótimos escaladores, e com freqüência escalam grandes árvores em busca de frutos. Uma vez em cima destas, são capazes de fazer largas plataformas, utilizando-se de galhos quebrados, e as usam como locais de alimentação. Pesquisadores, no Peru, já encontraram uma dessas plataformas que media em torno de 15 metros. Também são capazes de escalar grandes cactos, em busca de frutos existentes em seus topos.

Reprodução
A gestação desses ursos pode durar de 7 à 8 meses, gerando de 1 a 3 filhotes, e, aparentemente, o nascimento ocorre nas épocas frias do ano. Os filhotes nascem com um peso aproximado de 320 g.


Ameaças
Atualmente o urso-de-óculos é uma espécie considerada como vulnerável à extinção. Isto devido ao fato de seu habitat natural sofrer constante degradação, limitando o espaço para esses animais viverem e procriarem. Além disso, também sofrem com a caça ilegal, tanto por caçadores esportistas quanto por aqueles que vendem pedaços do corpo desses animais, alegando terem propriedades medicinais.

0 comentários: