Bicho - Pau

A imagem “http://i26.photobucket.com/albums/c145/seukumiama/Phibalosoma%20phyllinum/Phibalosomaphyllinum1-08-06-021.jpg” contém erros e não pode ser exibida.


Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem:
Phasmatodea
Família: Phasmidae
Género: Phibalosoma
Espécie: P. phyllinum
Nome científico:
Phibalosoma phyllinum
Nome em inglês: Stick insect

Descrição
O bicho-pau possui uma das adaptações mais fascinantes do reino animal, a camuflagem. É um animal que pode passar horas paralisado em um galho de árvore, sem que seja notado.

O bicho pau é um inseto totalmente inofensivo e de movimentos lentos, vale-se desta curiosa estratégia para se defender de predadores, principalmente de aves. Se não bastasse sua camuflagem, algumas espécies de bichos-pau ainda eliminam um fluído leitoso e repugnante para se defender enquanto outras, têm o poder de regenerar membros perdidos.

Esta espécie de bicho pau é uma das maiores espécies que existem no Brasil, com fêmeas com cerca de 22 cm em média e vivendo aproximadamente de 18 a 30 meses. Os machos são bem menores e com asas. Possuem hábito noturno e ocorrem no Rio de Janeiro, Bahia, Espirito Santo e Amazônia.

Reprodução
Os ovos desses insetos são muito parecidos com sementes, lançados ao acaso pelas fêmeas no solo. De maneira geral, elas não escolhem lugares especiais para postura, simplesmente deixam os ovos caírem no chão. O desenvolvimento do embrião é lento, demorando de 100 a 150 dias para eclodir.

Após a eclosão, o jovem inseto é chamado de ninfa e sua forma é semelhante a dos adultos. Curiosamente, pouco depois do nascimento, fica bem maior do que o ovo que o abrigava. Isso ocorre porque o corpo do inseto distende assim que ele nasce.

Alimentação
Os bichos-pau vivem em plantas, se alimentam de folhas e brotos principalmente de goiabeiras e pitangueiras e nunca chegam a uma população suficientemente numerosa para causar danos a agricultura.

Distribuição Geográfica e Habitat
Habita todo o Brasil vivendo em Florestas tropicais, entre a folhagem.

0 comentários: